segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A verdadeira função dos levitas.

Será que levita é somente aquele que canta e toca em uma igreja? O livro de Números no capítulo quatro nos esclarece perfeitamente as legítimas funções dos levitas. Vemos nas igrejas pessoas que se dizem levitas só porque cantam ou tocam algum instrumento. Porém, em nenhum momento a Bíblia afirma isso. Em Números quatro, vemos que Deus se refere aos levitas como alguém “apto a servir”, “capazes de servir”, que tenham “condições de servir”, “aptos a realizar o trabalho” e “realizar funções”. O Senhor Deus em nenhum momento ser refere aos levitas, os que são descendentes da tribo de Levi, como cantores ou instrumentistas.
 Estar apto a servir significa estar pronto para qualquer serviço existente dentro de uma igreja. Pode ser: cantar, tocar algum instrumento, limpar o chão ou o banheiro da igreja, cuidar os carros nos estacionamentos, etc. Acontece que algumas pessoas que se dizem levitas se acham superiores aos demais trabalhadores da igreja, só porque cantam ou tocam instrumentos musicais.  Julgam que os demais trabalhadores de uma igreja não são levitas, e isso não é verdade.
Os descendentes da tribo de Levi realizavam todo o qualquer tipo de serviço dentro do templo. Os filhos de Coate zelavam por todas as coisas santíssimas, os de Arão eram encarregados da Arca e tudo o que dizia respeito aos objetos usados no serviço do santuário, os gersonitas eram responsáveis pelo transporte das cortinas do Tabernáculo e os meraritas carregavam as armações de madeira do Tabernáculo. Existiam também, guardas, porteiros, padeiros, administradores, escribas, juízes, supervisores de construções, incluindo os que louvavam o Senhor com instrumentos musicais, como está escrito no livro primeiro das Crônicas, no capítulo 23.

Resumindo, levita é todo trabalhador de uma igreja, é um servo. Todos os que estão aptos a servir, são levitas, incluindo os cantores e instrumentistas. Não importa o trabalho, pois tudo o que diz respeito ao culto que é oferecido ao nosso Criador é muito importante, e a honra deve ser dada somente a Ele. E, como já dizia o Senhor Deus através do Profeta Oseias: “Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra”. Os 4-6.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!



4 comentários:

Stylosophy | Lisi disse...

Gostei muito do texto. Não sabia que existiam tantos tipos de trabalhos e que recebiam diferentes nomes os que os realizavam. Muito bom.

Unknown disse...

Fui coroinha durante anos. Ser levita é muito importante para termos contato direto na casa do Senhor e dali absorver o melhor.

Unknown disse...

Ótimo pois verdadeiramente temos que servi ao no Deus de todo coraçao

Unknown disse...

Adorei saber a função de todos nós na igreja obgd senhor!

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics