sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A misericórdia e a bondade de Deus.

Será que sabemos diferenciar a palavra misericórdia de benignidade? Será que existe mesmo alguma diferença? Na verdade elas são sinônimas. Quem é benevolente, possui afeto, tem bondade de coração, sente vontade e gosta de fazer o bem. Misericórdia significa compaixão, piedade. Quem age com misericórdia não pergunta muito sobre a situação do outro. Um exemplo típico disso vemos no Antigo Testamento, quando Davi pergunta a um servo se ainda restava alguém da família de Saul. O servo responde que sim: “Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés”. II Sm 9-3.



            Davi não pensou duas vezes e não se importou com a deficiência do filho de seu melhor amigo. Simplesmente quis saber onde ele estava e mandou que o buscassem para 
fazer parte da família. Isso se chama agir com misericórdia. Não quis saber se a criança seria um peso, e sim, que queria ajudá-lo, alimentá-lo, cuidar dele. Assim são as misericórdias do Senhor. Não somos merecedores delas, porém Ele age com bondade conosco. Sua misericórdia e bondade duram para sempre. “Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”. Sl 106-1. Outro salmo nos diz: “Louvai ao Senhor dos senhores; porque a sua benignidade dura para sempre”. Sl 136-3. Dessa forma, percebemos que as palavras são realmente sinônimas.

A bondade e a misericórdia do Senhor nos aliviam das injustiças, das perdas, das deficiências, do sofrimento, da culpa e de todos os males. Bondade e misericórdia são os nossos dois guarda-costas. Quando estamos necessitados de alguma intervenção divina, eles chegam primeiro em nossas vidas, pois a bondade de Deus é infinita, mesmo com todos os pecados que cometemos. “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo ainda pecadores”. Rm 5.8.

Na língua hebraica, misericórdia e bondade são representadas por uma só palavra: Chesed. Não existem duas palavras para representá-las. Elas estão sempre juntas. 

Peçamos ao Senhor que a Sua bondade esteja sempre conosco e que possamos ser bondosos e misericordiosos para com os nossos irmãos. “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias”. Sl 23-6.
Honra e glória somente a ti, Senhor!


Um comentário:

Stylosophy | Lisi disse...

Aquele dia eu estava zonza...nao entendi muito o tal chesed. Então são a mesma coisa? Só no hebraico?

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics