sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Obediência ou desobediência? Qual é o seu destino Társis ou Nínive? Uma analogia com o livro de Jonas.

Jonas, profeta do Deus único, foi intimado a levar a Palavra ao povo de Nínive, povo desobediente e pecador. Jonas se negou a dirigir-se a Nínive e seguiu rumo à Társis. Não desejava pregar ao povo pecador de Nínive a sua destruição em quarenta dias. Depois de ter passado por muitas provações e ter ido parar na barriga de um enorme peixe, depois de três dias, percebeu que deveria realizar aquilo o que Deus lhe ordenara. Pediu ajuda a Deus, foi salvo, e obedeceu. Depois que Jonas avisou que a cidade seria destruída, todos ouviram, jejuaram, sentaram-se sobre cinzas vestindo roupas de panos grosseiros, incluindo o rei da cidade e esperaram que Deus o Senhor mudasse de ideia e não os destruísse. 
No final do livro de Jonas Deus lhe deu uma enorme lição de suprema bondade, a de querer salvar mais de cento e vinte mil crianças inocentes e também muitos animais após seu arrependimento: “Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil crianças inocentes e também muitos animais”. Jn 4-11.

            O Senhor Deus criador dos céus e da terra, não é limitado por concepções equivocadas como nós suas criaturas. Muitas vezes nos aborrecemos e nos irritamos ao ver o ímpio prosperar, pois limitamos e reduzimos a graça e a misericórdia divinas a nós mesmos. O interesse de Deus, O Senhor, não é limitado, ele se estende a toda à criação, incluindo os animais. Ele concede a Sua infinita misericórdia em qualquer lugar e a quem quiser.
Jonas quis fazer as coisas a seu modo e sofreu os resultados. Todos nós possuímos o direito de escolher e seguir os nossos próprios caminhos sem a participação de Deus, colher dolorosas consequências ou realizar tudo de acordo com aquilo que Deus quer que façamos e colher as bênçãos advindas dessa decisão.
Resumindo: Somos obedientes e seguimos em direção a Nínive ou preferimos quase nos afogarmos ou morrermos dentro da barriga de um peixe grande, desobedecendo, escolhendo Társis? O que preferimos Nínive ou Társis? Obediência ou desobediência? Eis a questão.  A história desse livro nos serve e muito ainda nos dias de hoje.
            Que o Senhor nos ajude a sempre escolhermos as alternativas que vêm d’Ele, para que possamos receber ajuda e as bênçãos que advém da obediência.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics