segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A raiva do ser humano e a misericórdia de Deus. Uma analogia com o livro de Jonas - Parte II.

Em outro texto foi feita a comparação da desobediência de Jonas quando não deu ouvidos ao que o Senhor Deus o havia mandado fazer. Todos nós, que lemos a Bíblia, mais precisamente o Antigo Testamento sabemos, que por ter desobedecido, ele foi engolido por um grande peixe e que depois de pedir ajuda ao Senhor, foi vomitado e obedeceu, pregando para o povo de Nínive, que se arrependeu de seus maus caminhos.

As semelhanças do livro de Jonas com os dias de hoje, não são somente na desobediência. Ele se irou e se queixou de que o Senhor era misericordioso, paciente e bondoso e que poupou a cidade de Nínive. Jonas não gostou nada da situação. Desejou morrer. Ao sair de Nínive ele construiu um abrigo e sentou-se à sombra, esperando para ver o que aconteceria com a cidade. Em outras palavras ele gostaria que acontecesse o pior com a cidade de Nínive. 

Vendo que tudo estava bem, continuou sentado embaixo de uma planta que o Senhor havia feito crescer, para que ele se sentisse mais confortável. Porém, no dia seguinte, a planta morreu por permissão divina. Esse dia foi muito mais quente que o anterior e o sol era intenso. Ele quase morreu por causa do calor. Jonas quis morrer, enraiveceu-se por causa da planta. Ele sentiu tanta raiva que preferia morrer a ficar queimando ao sol.
Nos dias de hoje também sentimos raiva de pequenas coisas que nos acontecem. Iramos-nos por qualquer coisa. No trânsito, com nossos filhos, amigos, colegas de trabalho, familiares, enfim por qualquer coisa que fuja ao nosso controle. Isso gera um estresse muito grande que pode nos levar a adoecer. Na realidade, deixamos que o ódio tome conta de nosso coração. Precisamos perceber que os caminhos que Deus traça para nós são perfeitos e que não devemos enfrentar frustração e algumas vezes muita dor, caso queiramos seguir por nós mesmos sem o aval de Deus.
Que o Senhor nos ajude a aceitarmos a Sua ajuda e que possamos nos colocar à Sua disposição para que Ele direcione as nossas vidas em todos os aspectos. “O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso”. Sl 103-8.
Honra e glória somente a ti, Senhor!




Um comentário:

Stylosophy | Lisi disse...

Interessante. Nunca vi esta abordagem da historia de Jonas. E também nunca tinha percebido que ele queria ver Nínive 'pegar fogo'...legal.

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics