sábado, 14 de fevereiro de 2015

A aflição da caverna. Baseado no salmo 142

Por onde anda você e o seu coração? Estão protegidos e salvos, debaixo das asas do Senhor ou estão dentro de uma caverna escura e fria?
Davi esteve diversas vezes em cavernas, quando se escondia do Rei Saul. Seu coração e mente estavam do mesmo jeito que as cavernas por onde ele andava e se escondia. Escura, suja e fria. Davi se encontrava profundamente desolado. Ele se sentia completamente só, no fundo do poço. Houve momentos em que duvidou do amor de Deus por ele, achando que o Senhor o havia abandonado.
Quando ele achava que não mais aguentaria, se voltou para Deus e orou. Depois disso, ele viu a luz do Senhor brilhar, e suplicou para que Ele o libertasse do fundo da caverna da angústia que o consumia. Davi estava deprimido estava passando por tribulações e muito perigo, o que o levou a buscar a Deus, o nosso suficiente refúgio. E, nós o que fazemos quando estamos passando por coisas parecidas?

Davi clamou por ajuda em seu desespero. “Em alta voz clamo ao SENHOR, em alta voz suplico ao SENHOR as suas misericórdias! Derramo diante dele a minha queixa; a Ele apresento a minha angústia”. Sl 142.1-2.
Davi, aflitivamente reclama de que ninguém está ao seu lado. “Quando esmorece em mim meu espírito, tu conheces o caminho que devo seguir. Na vereda que percorro, ocultaram uma armadilha para mim. Olha para a direita, e vê que ninguém se importa comigo! Perdido está para mim o refúgio: ninguém se preocupa com a minha alma.” Sl 142.3-4. 
E, ele confessa a sua fé no Deus de sua salvação e pede socorro. “A ti, SENHOR, clamei, declarando: Tu és o meu refúgio, minha partilha na terra dos viventes! Atende aos meus apelos, pois estou muito exausto. Livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu”. Sl 142.5-6.
            Finalmente, Davi promete louvar ao SENHOR quando Ele o salvasse. “Tira minha alma desta prisão, para que eu dê graças ao teu Nome!” Então, os justos me rodearão, por causa da tua bondade para comigo! Sl 142-7.
Davi se sentia indefeso, estava cercado de armadilhas e de inimigos. Quando ele diz que não havia ninguém a sua direita, estava se referindo ao soldado que deveria estar ao seu lado direito para defendê-lo com um escudo, e não havia ninguém.
Ele clamou ao Senhor que fosse o seu escudo de proteção. De alguma forma e em meio a sua dor, ele sentiu que o Senhor estava próximo e implorou que Ele o libertasse dos seus inimigos. Mesmo ainda em apuros, Davi consegue terminar a sua oração na certeza de que Deus o livraria de sua aflição e promete dar graças ao Seu Nome. 
Com esse salmo, aprendemos que é em meio às crises e nos momentos de fraqueza que encontramos em Deus força e abrigo seguro para prosseguir. “A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Sendo assim, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim.” II Co 12-9. 
A nossa oração é que: Não deixemos que as aflições se acheguem a nós para glorificar a Deus. Agradeçamos e glorifiquemos ao Senhor em todos os momentos de nossas vidas.
            Honra e glória somente a ti, SENHOR! 




Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics