domingo, 21 de junho de 2015

Você é um crente carnívoro ou vegetariano?

O orgulho, que é igual à arrogância e a soberba, nada mais é do que um sentimento totalmente condenado por Deus, tanto no Antigo Testamento, quanto por Jesus no Novo. O fato de ser orgulhoso levou Saul a ser expulso de seu reino e Adão do Paraíso. Tanto um quanto o outro contavam com as benesses do Deus Altíssimo, mas se deixaram vencer pela arrogância e pelo orgulho e também por uma dose de inveja. Adão e Eva cederam aos ataques do Diabo e quiseram ser iguais a Deus. Podemos chamar o crente que se deixa levar pelas coisas da carne de crente carnívoro, e os que vivem no Espírito de vegetariano. De que lado estamos?
Portanto, os que estão na carne (vivem com a sua natureza humana), não podem agradar a Deus”. Rm 8-8. A Bíblia ao citar a carne, não está se referindo natureza física, e sim ao caráter moral e conduta, da expressão. É na carne que o poder do pecado tem acesso, nos controlando e nos obrigando a concebê-lo e praticá-lo. É impossível que vivamos na “carne” e no “Espírito” simultaneamente. Ou escolhemos um, ou outro. A Bíblia é bem clara quando nos exorta a que vivamos no Espírito. “Para que no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências (apetites sensuais) dos homens, mas segundo a vontade de Deus”. I Pe 4-2. 

O Senhor Jesus sofreu todo tipo de injustiça, venceu as tentações e provações mediante a sua submissão ao Pai e a prática do bem. Se nos deixamos controlar pelo Espírito promoveremos em nós um valioso crescimento espiritual e de santificação, nos colocando no centro da vontade de Deus. Quando vivemos segundo os apetites sensuais, nossas mentes estão voltadas para as vontades da natureza carnal, porém quando vivemos de acordo com o Espírito, nossas mentes são orientadas para satisfazer o que o Espírito deseja. Rm 8-5. Se formos orgulhosos, soberbos, arrogantes, imorais, invejosos, egoístas, irados, ciumentos,  praticantes da discórdia, do ódio e de orgias, não adentraremos ao Reino de Deus. Rm 5.20-21. “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis”. Rm 8-13. Ao contrário disso, podemos praticar o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a bondade, mansidão e domínio próprio.
Se caminharmos de acordo com o Espírito e tendo uma inclinação espiritual, podemos diminuir as ações pecadoras e vivermos para Deus. É sobre isso que fala o versículo treze do capítulo oito de Romanos. Para que sejamos verdadeiramente chamados filhos de Deus precisamos ser dependentes e submissos ao Espírito Santo, só assim poderemos dizer que somos “crentes vegetarianos”, muito embora saboreando um bom bife todos os dias.

            Honra e glória somente a ti, Senhor!




Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics