quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A quem você serve: A Deus ou ao dinheiro?

Jesus Cristo em sua infinita sabedoria no Evangelho de Lucas no capítulo 16 diz: “Nenhum servo pode devotar-se a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará ao outro. Jamais podereis servir a Deus e ao dinheiro”. Lc 16-13


Podemos nos dedicar de todo coração a um ou a outro, porém nunca aos dois. Como a própria Palavra diz, terminaremos amando muito mais a um do que ao outro. E, muita vezes a verdadeira paixão pende para o lado do dinheiro. Não estamos falando em não cristãos. Estamos falando dos “ditos” cristãos que colocam o dinheiro em primeiro lugar em suas vidas e ainda se acham certos. O Apóstolo Paulo em sua primeira
carta a Timóteo diz: “Porquanto, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e por causa dessa cobiça, alguns se desviaram da fé e se atormentaram em meio a muitos sofrimentos”. I Tm 6-10.
Paulo estava corretíssimo! Verdadeiramente o amor ao dinheiro é a raiz de muitos males levando ao erro muitos que se dizem cristãos. Essas pessoas agem como os ladrões, sequestradores, que roubam a paz de seus familiares por causa do vil metal. Entendemos que os criminosos praticam esses atos abomináveis, porém é inadmissível que pessoas de bem possam estar cometendo tais atos.
O dinheiro transforma essas pessoas, que na medida em que a sede por ele aumenta, agem de má fé, sequestram a paz do familiar, os chantageiam invocando doenças muitas vezes inexistentes deles próprios e de seus familiares. É uma verdadeira tortura psicológica com o familiar que detém a posse do dinheiro. É um desvio total da fé e dos bons princípios, o que causa sérios tormentos para eles próprios, quanto para os familiares mais próximos. E, sem falar que os criminosos são punidos com a lei e esses outros “criminosos” não são punidos, pois tortura psicológica, porque muitas vezes não são presenciadas, não são punidas.
O Senhor indica o caminho certo a seguir, e deixa claro que a cobiça leva a todos os tipos de males: problemas no casamento, roubo e outros tipos de crimes, destruição de relacionamentos, brigas entre familiares e o sequestro da paz de todos e a deformação do caráter daquele que se diz cristão. O dinheiro em si não é um problema, mas o amor a ele sim. A ganância e o materialismo podem cegar o cristão a ponto de ele se distanciar de sua fé, e uma vida centrada em coisas materiais produz somente dor.
Paulo ordena que fujamos do materialismo, diz que se quisermos obter os frutos de uma vida controlada pelo Espírito devemos fugir dos objetivos puramente materiais e buscar a fé, a piedade e a justiça, que são qualidades do caráter do verdadeiro cristão. 
O que escolhemos? Vida controlada pelo Espírito, ou objetivos puramente materialistas, colocando o dinheiro à frente de tudo? A quem de fato amamos, a Deus ou ao dinheiro? A escolha é nossa.
Honra e glória somente a ti, Senhor!




Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics