terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Arrogância.

E, por falar em arrogância, essa é uma atitude totalmente condenada por Deus O Pai, e por Jesus. Traduzindo: arrogância quer dizer altivez que deixa ver o pouco caso que se faz do adversário, é a manifestação do orgulho das pessoas que se elevam acima da sua condição. O arrogante atribui a si mesmo poderes e privilégios, acha que é superior, moral, social, e intelectualmente falando. É prepotente e despreza aquele que considera inferior. Na verdade, o arrogante é um insolente e orgulhoso. Duas coisas que o Senhor Deus condena o tempo inteiro em Sua Palavra. 

No Antigo Testamento Daniel revelou um sonho ao rei Nabucodonosor. O rei não acreditou em Daniel que lhe advertiu: “Tu serás expulso do convívio com os seres humanos e viverás com os animais silvestres; comerás capim como os bois e serás molhado pelo orvalho do céu. Passarão sete períodos de tempo até que admitas que o Altíssimo domina sobre os reinos de todos os homens e os dá a quem quer, e quando deseja”. Dn 4-25.
E advertiu: “Reconhece os teus pecados, abandona a maldade e passa a praticar a justiça e a exercer compaixão pelos carentes e necessitados. Talvez, assim, de fato, continues a viver em paz e tranquilidade”. Dn 4-27.

A profecia se cumpriu em doze meses. Nabucodonosor orgulhosamente, arrogantemente começou a se engrandecer: “Acaso não é esta a grande Babilônia que eu mesmo edifiquei para ser minha residência e capital do meu reino, mediante a força do meu magnífico poder, e para a glória da minha majestade?” Dn4-30.  A sentença do rei veio diretamente do céu: “ó rei Nabucodonosor: Toda a tua autoridade real te foi tirada!” Dn 4-31. “E, naquela mesma hora a palavra se cumpriu: ele foi expulso do meio dos seus e de todos os homens, e começou a comer grama na companhia de bois. O seu corpo passou a ser molhado pelo orvalho do céu, até que seus cabelos e pelos crescessem como as penas da águia e as suas unhas como as garras das aves.” Dn 4-33. Ele só voltou ao normal quando admitiu que só a soberania do Senhor é eterna e o seu reino permanecia inabalável de geração em geração! Dn 4-34. Depois de lermos esse trecho do texto bíblico, vemos que ser arrogante não nos leva a lugar algum enquanto aqui estivermos, mas pode nos levar diretamente para o inferno. 
Jesus também condena a arrogância: “Pois é de dentro do coração dos homens que procedem os maus pensamentos, , as imoralidades sexuais, os furtos, os homicídios, os adultérios, as ambições desmedidas, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a difamação, a arrogância e a insensatez.” Mc 7.21-22.
Do coração poluído do homem juntamente com a sua falta de misericórdia, é que surge todas essas indignidades. Hoje não vemos acontecer mais o castigo a que foi submetido o rei Nabucodonosor, porém o Senhor Jesus nos diz que todos esses males que procedem do interior, contaminam a pessoa humana e a tornam impura. Mc 7-23.
Que o Senhor nos ajude a que não venhamos a nos tornar pessoas impuras. Que o nosso coração possa estar livre da arrogância e de tantos outros defeitos que nos tornarão indignos de Seu amor e de Sua misericórdia, pois só o Senhor é Deus. “A soberba precede a ruína, o espírito arrogante vem antes da queda”. Pv 16-18. Jesus era manso e humilde de coração e nos exorta a aprendermos com Ele, pois dessa forma encontraríamos descanso para nossas almas.  Mt 11-29.
Honra e glória somente a ti, Senhor!


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics