domingo, 27 de dezembro de 2015

Pastores de ovelhas ou administradores de empresas?

Pastor de ovelhas é aquele que cuida das ovelhas. É a pessoa que guarda, guia e vigia esses animais dóceis. Parece muito simples não é mesmo? Só que não é. Um bom pastor, deve também retirar os espinhos e os carrapichos que grudam nos pelos dos animais. É também o pastor que deve colocar remédio nos ferimentos das ovelhas, que ajuda a fêmea a trazer seus filhotes ao mundo, as alimenta, mata a sua sede. Guia-as, evitando que elas caiam nos buracos do caminho. Cuida delas para que não se percam do rebanho e os lobos as comam. Se elas tropeçarem, ajuda-as a se levantarem e a que sigam em frente. Enfim, é o pastor quem guarda esses animais por onde quer que passem e de todos os transtornos possíveis.


            Assim como Deus é o nosso Pastor e nos guia a "verdes pastos" e a "águas tranquilas", também deverá o pastor das igrejas fazer com "suas ovelhas". Só que nos dias atuais, eles não querem mais tirar os espinhos nem os carrapichos de suas “ovelhas”. Não matam a sede nem a fome delas e não as livram dos lobos famintos. Não colocam remédio em seus ferimentos, sejam eles físicos, espirituais ou emocionais. Muitas vezes as ovelhas ficam sozinhas, se desesperam, se angustiam e não recebem nenhum auxílio de seus pastores. Os espinhos as estão ferindo há algum tempo, o ferimento inflama e infecciona, e ninguém vê ou faz alguma coisa. Algumas ovelhas, principalmente as novas convertidas que estão na igreja ainda por causa do homem e não por causa de Deus, nessas horas até abandonam a fé. 
Muitos pastores da atualidade são apenas administradores de empresa, quase sempre não aptos para medicar suas ovelhas com a Verdade, e se elas por acaso andarem pelo vale da sombra da morte não saberão estar presentes nesse momento difícil porém,  precisam das “gorduras” das ovelhas, ou seja, suas contribuições financeiras para a manutenção da obra: “O mercenário foge, porque é um mercenário e não tem zelo pelas ovelhas”. Jo 10-13. Que bom se já pudéssemos viver somente guiados pelo verdadeiro Pastor! O Bom Pastor, Jesus de Nazaré! Jesus em Seu Evangelho diz: “Eu Sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas e sou conhecido por elas”. Ele conhece cada uma pelo nome e as guia para o bem. Elas O seguem, porque reconhecem a Sua voz. Jo 10.3-4.
Qual será o “administrador de empresas” que sabe o nome de todas as ovelhas que possui? É provável que se lembre só daquelas que tem menos espinhos para retirar e que contribuem com uma gorda quantia para a manutenção do templo que ele administra. 
O Pastor precisa estar preparado para guiar suas ovelhas para a paz dos verdes prados, para as águas tranquilas, assim como a andar pelo vale sombrio da morte, pois tanto uma situação quanto a outra fazem parte dos caminhos do Senhor e tudo o que acontece em nossas vidas está em Suas mãos. Tanto podemos estar bem, como muito atribulados e precisamos de alguém que nos ajude a que não venhamos a temer mal algum e a que voltemos aos caminhos da justiça. 
Glória a Deus que nem tudo está perdido! Ainda encontramos legítimos pastores que cuidam bem de suas ovelhas. São raros, mas existem.
Que o Senhor, o bom Pastor, nos ajude a que tenhamos sempre um cajado e uma vara a nos proteger e que a felicidade e a misericórdia nos acompanhem por todos os dias de nossas vidas. Sl 23-6.
Honra e glória somente a ti, Senhor!



Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics