sábado, 25 de junho de 2016

O que fazer em tempos de aflição. Esmiuçando o Salmo 86

Existe um personagem na Bíblia que quando se sentia em grande aflição, miserável, pobre e desgraçado, infeliz, mal sucedido, desprezível, buscava ao Senhor Deus e frente a frente com Ele solicitava que viesse em seu socorro. Ele não tinha vergonha de se colocar dessa forma diante do Criador e também não se envergonhava de ser tão pobre emocionalmente. Clamava por resposta e pedia que o Senhor saísse de sua verticalidade, se curvasse, se abaixasse, se dobrasse em sua direção para ouvi-lo.

Quando se sentia desprotegido logo buscava o socorro no Senhor, pois sabia que tão logo a resposta viesse seu coração se tranquilizaria, o susto passaria.

“Ó Eterno, inclina para mim os teus ouvidos e dá-me tua resposta, pois sou um desvalido e estou muito aflito”. Ele sabia que apesar de suas muitas falhas, omissões, defeitos morais, quebras de valores e até certo desequilíbrio emocional e mental, o Senhor Deus vinha em seu auxílio, pois ele era sincero em sua devoção e tinha a certeza de que tinha sido escolhido por Deus. 


Tinha a certeza de que Deus viria em seu socorro. Nós muitas vezes e quase sempre temos receios, medos de nos dirigirmos a Deus com mais ousadia por acharmos que o Senhor se sentirá incomodado ou irado conosco. Tememos o castigo e a repreensão de Deus e dessa forma nossas orações são superficiais.

Ele implorava ajuda a Deus sem nenhum receio de não ser atendido ou ser mal interpretado; “Inclina para mim os teus ouvidos e dá-me a tua resposta”. Ele tinha a certeza de que seria atendido. Dobre-se em minha direção, ouve-me e responda-me porque sou pobre, infeliz, desprezível, omisso, às vezes me sinto desequilibrado mentalmente e espiritualmente, possuo falhas morais, mas preciso de ti Senhor! “Dá-me a tua resposta, pois sou um desvalido e estou muito aflito”. Sl 86-1.

Apesar de tudo, ele suplica para que o Senhor conserve sua vida e se diz fiel ao seu Criador, se confessa servo e confiante no poder de Deus para ajudá-lo. Sabia que não fora ele a escolher o Senhor como seu Deus, mas sim, ele tinha sido escolhido pelo Senhor para ser seu servo. Sabia também que o Deus a qual ele recorria era o Deus único e verdadeiro o Criador do universo e da terra e que nenhum outro Deus agia com tanto amor e justiça.
 Ele pedia que o Senhor se apiedasse se condoesse dele, e afirma que clamaria por socorro todos os dias; “Tem piedade de mim, Senhor, pois a ti clamo, todo o dia”. Sl 86-3.

 Seu coração estava tão triste, tão aflito, tão angustiado que ele precisava de alegria e, isso também pediu ao seu Senhor elevando a sua alma diretamente ao trono de Deus. “Alegra o coração do teu servo, porquanto a ti, Senhor, elevo a minha alma”. Sl 86-4.
Quem de nós consegue se dirigir ao Senhor Deus dessa forma? Com tanta coragem, destemor e confiança? Muitas vezes não possuímos nenhuma dessas características. Quando nos dirigimos a Deus, muitas vezes estamos sem coragem de fazê-lo, temos medo, e a nossa confiança muitas vezes está abalada porque em outros momentos de oração não obtivemos a resposta que gostaríamos. O Senhor nos responde de acordo com o que necessitamos e não com o que queremos.



Ele começa sua oração exaltando ao Senhor, dizendo que Ele é bondoso, que é rico em benevolência, em perdão, gratuidade, piedade e compaixão para com todos os que buscam Seu auxílio. “Pois tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça e misericórdia para com todos os que te invocam”. Sl 86-5. É dessa forma que devemos nos dirigir ao nosso Criador, com intrepidez, confiança, coragem e sem nenhum medo de sermos repreendidos.

Esse personagem é o Rei Davi. Em seus muitos salmos dirigidos ao Senhor Deus, ele sempre tinha a certeza de que seria atendido. “Ó Deus, não fiques longe de mim, meu Senhor, vem depressa em meu auxílio”! Sl 71-12.

Deus é infinitamente misericordioso para com aqueles que O buscam de todo coração. “Vós me buscareis e me encontrareis, quando me buscardes de todo coração”. Je 29-13. Essa é a resposta ao texto. Em tempos de aflição devemos buscar ao Senhor de todo coração, com ousadia e com a certeza de que O encontraremos e receberemos d’Ele tudo o que estamos precisando.

Honra e glória somente a Ti, Senhor!


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics