segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Bem-aventurados os pobres!

Quando não conhecemos bem a Palavra de Deus, muitas vezes nos confundimos com algumas colocações que estão inseridas nela e não compreendemos muito bem o que Jesus queria dizer aos Seus discípulos.


Jesus proferiu um sermão em uma pequena colina as margens do Mar da Galileia, entre Cafarnaum e Genesaré. Esse foi o discurso inaugural de sua vida pública. Jesus iniciou o Seu Ministério como um verdadeiro Mestre, ensinando a seus discípulos.  

Essa é uma parte do sermão do monte ou o sermão das bem-aventuranças: “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus”. Mt 5-3. No Evangelho de Lucas, está escrito: “Bem-aventurados vós, os pobres, porquanto a vós pertence o Reino de Deus”. Lc 6-20. Quando Jesus diz: os pobres em espírito, ou os pobres, não está se referindo a pobreza em si. Ele está se dirigindo à pessoa dos discípulos. Ele está falando de humildade. De sermos humildes e dependentes de Deus. Jesus tenta despertar a nossa consciência para a nossa total dependência de Deus, pois dependemos d’Ele para realizarmos absolutamente tudo.


O Senhor nos exorta a não sermos arrogantes, a não nos acharmos ricos, a não confiarmos na “estabilidade” dos recursos financeiros e materiais que possuímos e desenvolvermos assim, um complexo de superioridade, menosprezando, ou usando as pessoas que se aproximam de nós. Essas pessoas não conseguirão receber a Graça do Reino, da qual pobres e humildes tomam posse com alegria e louvor a Deus. Essa primeira fala de Jesus no sermão atinge diretamente os corações arrogantes e presunçosos. É preciso viver com amor, paz, alegria e liberdade para que entremos no Reino de Deus. Assim pobre de espírito, não está se referindo a pessoas tímidas ou de baixo poder econômico, e sim, aos que colocam a sua total dependência no Senhor. O Reino não poderá ser alcançado através de barganha ou qualquer talento humano. O Reino não é comida, nem bebida, mas justiça, paz, e alegria no Espírito Santo. Rm 14-17.

Os fariseus, gentios, escribas e publicanos viviam apenas uma religião de aparências, sem humildade e sem nenhuma dependência ao Senhor, e Jesus não queria que os seus discípulos se assemelhassem a eles. “Portanto, não vos assemelheis a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe de tudo o que tendes necessidade, antes mesmo que lho peçais”. Mt 6-8.
Com quem queremos nos parecer? Com os humildes que são totalmente dependentes do Senhor ou com os fariseus que em nada se assemelham a estes?

Bem-aventurados todos os que se assemelham aos humildes que vivem em amor, paz, liberdade e alegria e com certeza entrarão no Reino do Senhor!
Honra e glória somente a ti, Senhor!!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics