segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Bartimeu: o que enxergava com o coração.

Jesus chegou a Jericó com seus discípulos e uma grande multidão. Jericó era uma cidade de veraneio muito frequentada que foi reconstruída pelo rei Herodes no deserto da Judeia, perto do rio Jordão. Jesus estava a caminho de Jerusalém e naturalmente entraria em Jericó. Quando já deixava a cidade, um cego de nome Bartimeu que pedia esmolas nas ruas ouviu que Jesus de Nazaré estava por perto. Bartimeu, que tinha os olhos vendados pela cegueira, começou a gritar por Jesus para que Ele o curasse. “Jesus! Filho de Davi! Tem misericórdia de mim!” Mc 10-47.


Bartimeu apesar de cego reconheceu Jesus como O Messias que viria, pois o chamou de “Filho de Davi”. Era essa a forma de se dirigir a Jesus, porque eles sabiam que o Messias prometido seria um descendente do rei Davi. 

Nesse particular existe um grande contraste entre Bartimeu e os discípulos de Jesus. Os discípulos viam Jesus, andavam com Ele, conversavam e presenciavam os milagres e maravilhas que seu Mestre realizava, mas mesmo assim algumas vezes se deixavam levar pela desconfiança e incredulidade. Eles tinham os olhos vendados pela descrença. Ao contrário dos discípulos, Bartimeu tinha a certeza de que seria curado por aquele homem. Ele tinha tanta certeza que falava com aquele que o curaria que quando foi levado a presença de Jesus, Ele o perguntou: “Que queres que eu te faça? Rogou-lhe o cego: Raboni, que eu volte a enxergar!” Mc 10-51. Bartimeu o chamou de Meu Mestre, (Raboni). “E Jesus lhe ordenou: Vai em frente, a tua fé te salvou! No mesmo instante o homem recuperou a visão e passou a seguir Jesus pelo caminho”. Mc 10-52.

Assim também somos nós com relação a Jesus muitas vezes. Entramos em desespero quando algo que pedimos não nos é concedido ou se demora a acontecer. Colocamos em dúvida o amor de Deus por nós, tal qual crianças mimadas em busca do brinquedo que não veio no dia de Natal.

Que possamos ser como Bartimeu que não conhecia Jesus, não pode vê-lo porque não enxergava com os olhos e nunca havia presenciado nada da parte de Jesus e mesmo assim creu que Ele era O Messias prometido e que poderia curá-lo. Bartimeu enxergava com os olhos do coração. E por isso foi curado. Que não sejamos como Tomé que precisou ver as chagas de Jesus para acreditar que Ele havia ressuscitado. “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram”. Jo 20-29.

Honra e glória somente a Ti, Senhor!


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics