segunda-feira, 16 de maio de 2011

As alianças do Senhor com seu povo e a desobediência.



Algumas pessoas tem o hábito de dizer que o Deus do Antigo Testamento não é o mesmo do Novo. Acham que Deus o Pai, é diferente de Deus, o Filho. Porém, isso não é verdade, o que existe são algumas diferenças de tempo, pessoas e suas mentalidade.

O povo do Antigo Testamento possuía um coração endurecido, eram ligados em religião, em ser religioso. Eram monoteístas, mas alguns também idolatravam outros deuses. Quem não se lembra do bezerro de ouro construído pelos judeus enquanto Moisés estava recebendo as tábuas da Lei diretamente do Criador no Monte Sinai? A cada aliança que Deus fazia com seu povo, havia uma desobediência por parte dos mesmos. Isso começou lá no Jardim do Éden e até os nossos dias ainda é uma das causas do mal em nosso meio. Essa palavra e seus derivados, desobediência, desobedecer, não obedeceram, aparecem muitas vezes nas Escrituras Sagradas. Assim como a cobiça é a origem do mal, assim também é a desobediência.

Todas as alianças feitas por Deus com a sua criação, foram quebradas pelo descumprimento dessa palavra. Na queda a desobediência gerou uma série de maldições, para os homens, para a natureza e também para os animais. Podemos ver que quando desobedecemos não prejudicamos somente a nós, outros também podem ser prejudicados. Só Noé e sua família foram salvos no dilúvio, porque as pessoas não quiseram acreditar em Noé e desobedeceram não entrando na arca. Até mesmo Noé, um homem de Deus desobedeceu. Depois que pisaram em terra firme ele se embebedou desonrando a si mesmo, o que só provou que mesmo após a salvação pós  dilúvio a natureza pecadora do homem não mudou. Enfim, se formos ver a Bíblia de capa a capa, notaremos que o homem sempre desobedece às leis de Deus. Mesmo assim, caídos, pecadores, Deus nos enviou o seu único Filho para que fôssemos livres do pecado. Será mesmo esse Deus alguém do mal? Será que seríamos capazes de oferecer um filho em sacrifício em prol de outros? Por isso é que antes de apontarmos o dedo para essa ou aquela pessoa, devemos ter a certeza do que estamos falando. Se devemos agir assim com os seres humanos, quanto mais com Deus. 

O Senhor agia assim porque seus filhos eram endurecidos, desobedientes, idólatras, soberbos, maledicentes, murmuradores, etc. Ele sempre tentou nos induzir ao bom caminho, mas até hoje, século XXI, continuamos cometendo os mesmos erros, desobedecendo, murmurando, e não crendo.  Graças a Deus que hoje vivemos no tempo da Graça. Se Cristo não tivesse vindo nos resgatar, acho que já teríamos sido exterminados por um raio fulminante vindo diretamente do trono de Deus, pois não existe raça mais teimosa e desobediente do que o ser humano, que foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas que ainda não se vestiu com a roupagem do caráter de Cristo. Ao contrário disso, só recebemos desse mesmo Deus, amor, compreensão, e a esperança de que um dia o seu povo se converta realmente de seus maus caminhos.

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” II Cr 7-14. Que promessa maravilhosa de um Deus mau! Se Deus fosse mau, não teria feito tal promessa ao seu povo. O Senhor deseja a nossa conversão genuína e não algo falso e temporário. Por isso: “Louvai ao Senhor, porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” Sl 106-1.  Que o Senhor me ajude, que  Ele nos ajude a obedecer sempre.

Honra e glória somente ao Senhor!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics