quarta-feira, 18 de maio de 2011

O sofrimento da Alma.

Clame a Deus! 



Quando sentimos qualquer tipo de dor, normalmente, tomamos um remédio para que ela passe. Se não passar ou pelo menos não melhorar, vamos ao médico, tomamos chá caseiro, repousamos, para que nosso corpo se recupere da dor. E, quanto a dor na alma? O que devemos fazer? A nossa alma é a morada do intelecto e da emoção, e muitas vezes uma dor da alma nos machuca mais do que uma dor corporal.
            Quando nossa alma (psique) está em sofrimento, a nossa força vital, entra em colapso, e o nosso corpo (soma), também se ressente entrando num processo de adoecimento, chamado doença psicossomática.
O sofrimento da alma implica na perda de nosso fôlego. O nosso coração dispara o que sobrecarrega o coração. Não conseguimos respirar direito, não engolimos o alimento adequadamente, não dormimos um sono reparador, acordamos cansados no outro dia e não sabemos por que. Estamos sucumbindo. Pensamos que temos crise de pânico, uma síndrome muito falada na atualidade. A síndrome do pânico e a depressão são as duas doenças mais discutidas ultimamente. Quando somos acometidos, pensamos que vamos morrer e, se assim pensamos, ficamos ainda pior. É o caos. O que devemos fazer? Pode não parecer, mas é simples. Devemos buscar a Deus incessantemente, incansavelmente, todos os dias em todas as horas que pudermos, e também naquelas que estamos impossibilitados.
Só o Senhor pode nos dar alento nessas horas. Devemos clamar a Jesus para que Ele nos ampare, acolha e nos cure. Hoje temos muitos recursos para enfrentarmos tais situações, psicoterapia cristã, antidepressivos, relaxamentos, exercícios respiratórios etc. Tudo isso ajuda e muito, e não devemos dispensar tais recursos, pois foi Deus quem os colocou ao nosso alcance. Porém, não devemos nos descuidar de nosso relacionamento com o Criador de todas as coisas, pois só Ele nos conhece a fundo, foi Ele quem nos criou e, ninguém melhor do que Ele para nos ajudar em nossa cura completa. Por isso, não se deixe afundar quando o sofrimento bater em sua porta, pois Deus não nos disse que ficaríamos isentos de sofrimento. O Senhor Jesus disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Jo 16-33.
             Assim sendo, não deixe de utilizar todos os recursos ao seu alcance para melhorar todo o sofrimento da alma, porém não se esqueça do mais importante: clame por Jesus, àquele que morreu por nossos pecados e venceu o mundo. Ele é o nosso lenitivo nessas horas. ”Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte”. Sl 3-4.
            Honra e glória somente a ti Senhor!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics