quinta-feira, 30 de junho de 2011

Você é um ter humano, fazer humano ou um ser humano?


Onde você se enquadra? O que é mais importante para você? Ser, ter, ou fazer? Quais desses verbos são mais conjugados em sua vida? Se conjugarmos um, mais que o outro, alguma coisa ficará em débito. Se o mais importante para nós é o nosso trabalho, estamos conjugando mais o fazer. Se for o verbo ter, estamos valorizando muito mais o dinheiro, e os bens materiais do que realmente o que somos.
O mundo em que vivemos tem se afundado num materialismo consumista, e num individualismo excessivos. Dentro dessa realidade, qual o seu ideal de vida, valorizar mais o ter, o fazer ou o ser?

O que está te impedindo de ser, mais do que ter, ou fazer? Ambição, busca desenfreada por reconhecimento, ser mais rico? O que você tem feito para melhorar sua condição de ser humano?


Podemos ter muito dinheiro hoje, e por algum motivo amanhã não tê-lo mais. As contingências econômicas do país podem mudar e de repente podemos perder todo o dinheiro que investimos ao longo de muitos anos.
Podemos perder nossa casa, carros, bens, empregos, cargos,  tudo, pois o que é perecível pode ser destruído em instantes. Todos se lembram da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, e de tantos outros locais do Brasil e do mundo.

O ter e o fazer andam juntos, pois se não fazemos nada, não teremos nada, porém, mesmo que não façamos nada nunca deixaremos de ser. “Para conseguir riqueza, respeito dos homens e uma vida feliz, você precisa ser humilde e temer o Senhor.” Pv. 22-4.
         Deveríamos chegar à conclusão de que o mais importante é o ser, por isso esse é o verbo a ser mais conjugado em nossas vidas. Muito mais importante do que ter ou fazer, é ser. Sermos pais, mães, filhos e filhas, trabalhadores, honestos, caridosos, amados, enfim, existe uma infinidade de coisas que somos e que nos esquecemos, porque só nos lembramos de fazer, e ter.

Só com a consciência de que o ser é mais importante é que SEREMOS de verdade, bons filhos, maridos, trabalhadores, honestos, bondosos, amados, seres humanos verdadeiros, e acima de tudo bons filhos de Deus. Fomos criados à sua imagem e semelhança, mas quantos de nós somos realmente parecidos com o Criador?

         Mesmo que percamos tudo, nunca nos perderemos de nós mesmos. E também nunca vão se perder os ensinamentos de Jesus através de Sua Palavra. Essas coisas são eternas e não podem ser extintas.

Não consigo entender porque o homem gasta tanto tempo querendo ter coisas. Na verdade ele deveria gastar seu tempo aprimorando o seu jeito de ser. Ser mais humano, mais caridoso, mais bondoso, mais educado, mais carinhoso, mais humilde, honesto, enfim, uma infinidade de "ser” que todos nós deveríamos estar com os cofres cheios.

Verdadeiramente, em termos desses três verbos deveríamos optar pelo equilíbrio, pois só dessa forma poderemos deixar tudo em seu devido lugar e nada ficará prejudicado. O fazer e o ter devem estar equilibrados para que o ser seja mais valorizado.

É preciso muito pouco para ser feliz, e na maioria das vezes temos muito mais do que precisamos para viver. O único ingrediente que não pode faltar em nossa vida, é Deus, pois sem Ele nada somos e nada podemos fazer. Com a presença de Deus em nossas vidas, e corações, tudo se torna mais leve e fácil de levar.

“Prestem atenção vocês ricos,... a riqueza de vocês agora mesmo está apodrecendo e suas roupas luxuosas estão se tornando trapos corroídos pelas traças.” Tg 5.1-2.

Por isso amados, devemos investir mais no verbo ser, porque o próprio Jesus nos disse: “Não se preocupem em acumular riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Guardem, sim, para si, tesouros preciosos no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam. Pois onde estiverem as suas riquezas lá estará também o seu coração.” Mt. 6.19-21.


Vamos deixar que o nosso coração permaneça no ser. Não é proibido ter, mas, é terminatemente proibido somente buscar o ter em detrimento do ser.
“É melhor ser respeitado do que ser rico; é melhor ser amado do que ter uma fortuna em ouro e prata”. Pv.22-1.
Ao Senhor honra e glória!


Um comentário:

Stylosophy | Lisi disse...

Que texto belo...agradável de ler e de pensar a respeito dele. Muitas frases dignas de destaque.
Bjins!

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics