sábado, 13 de agosto de 2011

Tudo posso naquele que me fortalece.


Muitas pessoas gostam de repetir o versículo: “Tudo posso naquele que me fortalece”. É verbalizado com convicção, antes do início de um desafio do tipo concurso público ou abertura de uma nova empresa, como se fossem palavras mágicas ou uma fórmula de pensamento positivo que garante o sucesso em qualquer empreendimento.
Será que esse­­ versículo se transformou em um amuleto? Vamos estudá-lo dentro de seu verdadeiro contexto.
O apóstolo Paulo, em sua carta aos filipenses, fala de momentos em que passou por diversas situações de abundância, e também de escassez, tendo aprendido a viver com o que ele tinha no momento. Se fosse pouco estaria bem, se houvesse fartura também. Se tivesse de passar necessidades, também estaria feliz. Paulo havia aprendido a viver bem de qualquer forma e estava agradecido ao povo de Filipos, porque o estavam ajudando com doações, e diz: “Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.” Fl 4-14.
Quando não lemos todo o capítulo, a tendência é usar o versículo de forma isolada, o que o afasta do contexto real.

Verdadeiramente o que as palavras de Paulo querem dizer, é que nos mais difíceis momentos de sua vida, ele encontrou capacidade de superação na fé em Jesus, de onde vinha a sua força.
Temos visto muitos cristãos, recitando esse versículo como se ele tivesse poderes mágicos. Essas palavras não são mágicas e devem ser usadas da forma correta. Tudo o que é de Deus não é “magia”. É poder e, é verdade. 
Para podermos tudo no SENHOR, devemos fazer a nossa parte. Devemos buscar nossos ideais de vida, e se caso as coisas não saírem como desejamos e a dificuldade se impuser, aí sim devemos afirmar: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Fl 3-13.  
Então você pode pensar: “Se precisar trabalhar, suar a camisa, passar por dificuldades, necessidades e aflições eu não temerei mal algum, porque o SENHOR está comigo, Ele é o meu pastor e não me deixará faltar nada. Mesmo que ande pelo vale da sombra da morte, continuarei exultando no Deus da minha salvação”. Dessa forma realmente e verdadeiramente vamos poder tudo em Cristo que nos fortalece!
Isso é uma questão de sentimento, temos que sentir em nosso coração que essas palavras são verdadeiras e que Cristo está conosco em todos os momentos, por mais difíceis que nos pareçam. “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades, por Cristo Jesus.” Fl 4-19.
O uso do versículo, fora do seu contexto pode até fazer com que alguém se prejudique tentando, por exemplo, passar em um concurso público sem boa preparação, apenas firmado no versículo, como se fosse um amuleto.
Às vezes tentamos realizar algo (que achamos estar dentro da vontade de Deus para nossa vida) e falhamos. Alguns ficam frustrados e entristecidos porque não conseguiram realizar o que desejavam e muitos até duvidam das promessas de Deus para nós, quando isso acontece.
O poder do versículo está vinculado à vontade soberana de Deus para as nossas vidas e dentro dos limites permitidos por Ele.
Nesse versículo o “tudo” quer dizer que viverei feliz em meio à fartura ou a fome, em abundância ou escassez. Seja qual for à situação, Paulo lutou e viveu feliz porque tinha a Cristo que o fortalecia.
Podemos parafrasear Filipenses 4-13 da seguinte forma: “Sei que tive e terei ainda muitas aflições e que nem tudo o que eu quiser será da vontade de Deus para minha vida, sei também que sozinho serei derrubado, mas com a força que Jesus me dá, posso enfrentar qualquer situação sem medo”.
Que o SENHOR possa nos ajudar a nos contentarmos não só com aquilo que Ele nos dá, mas também com aquilo que Ele deseja que façamos.
            Ao SENHOR, honra e glória!



Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics