domingo, 11 de setembro de 2011

Autocontrole – Domínio próprio – Moderação.


Porque será que o controle de nós mesmos tende a falhar tantas vezes? Vivemos uma batalha constante em nosso interior para termos o controle das coisas, principalmente àquelas que estão relacionadas a hábitos e vícios adquiridos ao longo de nossas vidas, e que já não fazem parte de nossa nova natureza.
Não estou falando de vícios com drogas ou qualquer outra coisa pesada ou ilícita. 
Nossa maior luta é com as coisas do dia a dia. Excessos praticados pelo ato da má alimentação, onde comemos o que não devíamos em detrimento das coisas saudáveis, o sedentarismo em detrimento da prática de uma atividade física leve, porém, efetiva para nos ajudar não só a emagrecer como também a manter nosso coração bombeando corretamente, manias adquiridas e muitas outras coisas nocivas que vivemos praticando, que não deveríamos nem pensar quanto mais praticar.
          Às vezes não conseguimos nos autocontrolar, mas vivemos controlando a vida dos outros.
A quem devemos recorrer quando isso acontece? A quem devemos buscar quando descobrimos que não damos conta de controlar a nossa vida juntamente com nossos desejos carnais? Muitos buscam ajuda na medicina, em curandeiros, em remédios, muitas vezes comprados de forma ilegal e que ainda nos fazem um mal enorme, e até mesmo a garrafadas indicadas por pais de santo. 
Aí vocês poderão estar dizendo: eu não! Sou crente. Engano quem pensa desse jeito. Muitos que se dizem crentes em Jesus estão buscando fora da Sua Palavra, milagres para seus males. Isso sem falar em algumas igrejas que oferecem todo tipo de amuleto para o “cristão” resolver todos os seus problemas.
O Apóstolo Paulo em sua carta ao povo da Galácia, diz o seguinte: “deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos.” Gl 5.
Para podermos obter as virtudes do Espírito e dentre elas o domínio próprio, precisamos ser dominados por Ele e para que isso aconteça precisamos ser embebidos e dominados pela Palavra de Deus.
Por tudo isso, não podemos e não devemos fazer o que queremos em nossa vida, se somos guiados pelo Espírito. O Espírito produz o amor, a alegria, a paz, a paciência e o domínio próprio. Em contrapartida a essas virtudes, Satanás deseja nos levar a praticar tudo o que é oposto a tais virtudes.
Ter domínio próprio, não é o mesmo que ter força de vontade. Não é algo que obtemos gritando, ou rangendo os dentes, ele é um fruto. E quanto tempo leva para o Espírito nos conceder o domínio próprio? Por ser um fruto, ele nos será dado gradativamente como se fosse um fruto nascido de uma árvore. O fruto de uma árvore não aparece de uma hora para outra em seus galhos, eles aparecem à medida que as árvores crescem e, se desenvolvem naturalmente.
Da mesma forma que existem regras para que as árvores deem frutos, elas também existem com relação aos dons que o Espírito Santo nos reserva, e somente obteremos se, conscientemente seguirmos em direção a Deus. À medida que nos aproximamos mais de Deus, que o nosso relacionamento com Ele melhore, que submetemos nossa vida a Ele, teremos condições de adquirir o Domínio próprio que nos é concedido pelo Espírito Santo de Deus.
Precisamos também, termos por hábito a leitura da Palavra, pois o Espírito Santo é o autor da mesma. A Palavra e o Espírito Santo são inseparáveis. Ele é o autor, aquele que interpreta, o que aplica e finalmente o que nos capacita a entender mais e mais das Sagradas Escrituras.
A nossa tarefa é, manter o nosso relacionamento com Deus e, é tarefa do Espírito Santo produzir esse tão importante fruto em nossa vida.
    A partir do momento que temos conosco esse dom, não mais recairemos e conseguiremos resistir aos nossos erros do passado e todos os outros dons serão adquiridos de forma gradativa.
      "Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência e o domínio próprio.” Gl 5-22.


          Toda honra e toda glória sejam dadas somente a ti SENHOR!











Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics