quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A eterna desobediência do ser humano.

Desde a criação do mundo, e do homem que ele desafia e desobedece ao seu Criador.
No início, temos três personagens interessantes, que de cara desobedecem às ordens do SENHOR Deus. O homem, a mulher e a serpente. Cada qual com sua parcela de culpa, porém cada um tentando empurrar a culpa para o outro. O homem disse que foi a mulher, a mulher diz que tudo foi culpa da serpente.
Ninguém queria assumir suas responsabilidades. Será que em nossos dias isso não acontece mais? Vejamos um pouco mais da história.
Deus criou tudo com perfeição, e viu que o que havia criado era muito bom. Todos nós sabemos que tudo o que Deus cria é bom, mas muitas vezes nós conseguimos, através de nossa natureza pecaminosa destruir a perfeição de tudo o que Deus criou. Desde o princípio, Deus tem procurado endireitar as coisas que fazemos de errado. Somos como foram Adão e Eva, que conseguiram destruir a perfeição do Jardim do Éden através de sua desobediência. Lá tudo era perfeito. Depois disso, nossa vida se transformou em uma luta constante.
Ao longo do Livro de Gênesis vemos o SENHOR Deus tentando nos dar novos recomeços, mesmo com nossa eterna desobediência. Enviou o dilúvio, dando uma oportunidade àquelas pessoas que estavam na arca com Noé, de se tornarem pessoas melhores.
Toda vez que o pecado do homem causava ruína, o SENHOR nos prometia vitória e recuperação. No caso de Adão e Eva, eles tentaram enganar o SENHOR com desculpas bobas, mas na realidade eles queriam o poder que eles pensavam que aquela árvore prometia. Comeram o fruto proibido sabendo o que estavam fazendo, erraram sabendo que estavam errando. É como nos dias de hoje, erramos e às vezes tentamos nos livrar da culpa atirando em outros a responsabilidade de nossos erros.
Concluindo: Adão e Eva viviam a situação ideal, estavam em harmonia, num jardim esplêndido criado pelo próprio Deus, para que eles pudessem viver felizes. Possuíam um perfeito relacionamento com o Criador, e entre si. Eles não se desentendiam. Suas almas viviam em especial tranqüilidade, livre de sofrimentos.
Após cederem à tentação de Satanás, eles ultrapassaram os limites impostos por Deus, e foram lançados no pecado e junto com eles toda a raça humana. Isso permanece conosco até os dias de hoje.
Depois disso, eles perderam a comunhão com Deus e passaram a ter todo tipo de medos, vergonha, começaram a se desentender, e seu relacionamento foi danificado pelas acusações, pois nenhum dos dois queria assumir a sua parcela de culpa. Quantas vezes nós também já ultrapassamos os limites impostos por Ele?
O que devemos fazer mesmo vivendo em um mundo imperfeito para podermos pelo menos amenizar essas imperfeições?
Devemos nos saturar do Espírito Santo, deixando que a Palavra de Deus tome conta de nossas mentes, emoções e também da nossa vontade. Devemos aplicar a Palavra de Deus em nossas vidas deixando que o Espírito Santo nos controle para que possamos ser direcionados para o centro da vontade de Deus. “Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.” Jo 9-31.  
Ainda bem que ainda hoje, podemos contar com a misericórdia de Deus. Caso contrário, o que seria de nós? “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I Jo 1-9.
“E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; mas aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.” I Jo 2-17. “Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. Ef 5-17.
É isso aí, gente! O SENHOR, é fiel e justo. Por isso, vamos viver em harmonia com a Sua vontade e não com a nossa.
Honra e glória a ti SENHOR!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics