segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Os animais e a Palavra de Deus.

Dia desses, na televisão, nos foi mostrado à maldade que algumas pessoas fizeram com um cachorro. Queimaram o animal com produtos químicos deixando-o em carne viva. Num outro dia uma mulher agrediu um cachorrinho até a morte. Em que tipo de sociedade estamos vivendo? O homem que é justo deve ter consideração com os animais. Quando ele é bom, ele é sensível para respeitar e cuidar do bem-estar dos animais. Agindo com crueldade o homem torna-se desumano, ele age da mesma forma que o incrédulo, não respeitando à criação de Deus. Sim, porque os animais foram criados por Deus tal qual os seres humanos. Quem não age com bondade com os animais, agirá da mesma forma com o ser humano.
Um princípio estabelecido pelas Escrituras é afirmar que, de fato, os animais possuem certos direitos concedidos por Deus. Por exemplo, o Senhor vê o zelo e a preocupação da pessoa com a vida do animal como algo reto e bom aos seus olhos, enquanto que a crueldade com os animais é perversidade, e Ele não se agrada disso. “O justo olha pela vida dos seus animais, mas as misericórdias dos ímpios são cruéis.” Pv 12-10. 
Nos tempos bíblicos, existia uma lei que proibia que o boi fosse amordaçado enquanto os cascos de suas patas separavam o grão das espigas. Se isso acontecia, para Deus seria o requinte da crueldade, pois o mesmo não poderia comê-lo. Paulo dizia que não devemos agir com avareza com os que trabalham para nós. Isso incluía os animais. O Senhor desde sempre, nos mostrava o princípio da importância de agirmos com respeito, consideração e bondade com os animais irracionais.

A questão é que animais têm direito de serem tratados com sabedoria e gentileza, e não com crueldade. Deus presta atenção em como tratamos os animais. Devemos tratar os animais com a mesma bondade com que o Senhor os trataria. Ele nos concedeu poder para governar e dominar os animais, não maltratá-los. O Senhor também protegeu Noé, sua família e os animais que estavam com ele na arca.
No livro do Profeta Joel, ele poeticamente retrata os animais que se colocaram a clamar ao Senhor gemendo de fome e sede. “Até os animais selvagens pedem socorro a ti porque os rios secaram, e por toda parte a seca acabou com o capim.”  Jl 1-20.
Quer você ser tratado como alguém que age com retidão, que recebe as misericórdias do Senhor todos os dias; quer que Ele o reconheça como alguém bondoso? Então haja com bondade também com os animais, cuide deles, alimente-os, mantenha-os limpos e asseados, leve-os ao veterinário, forneça água com abundância para que ele possa matar a sede. Faça ao animal o que gostaria que fizessem a você. Com certeza no dia do julgamento, você será tratado com todo interesse por parte do Senhor.
Honra e glória somente a ti, Senhor!


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics