segunda-feira, 21 de maio de 2012

O sofrimento da alma


Quando sentimos dor de cabeça, ou qualquer dor, sempre tomamos um remédio para que   passe. Vamos ao médico, tomamos chá caseiro, repousamos, para que nosso corpo se livre da dor. E quando temos dor na alma? O que devemos fazer? A nossa alma é a morada do intelecto e da emoção, e muitas vezes uma dor na alma nos machuca mais do que uma dor corporal.

Quando nossa alma está em sofrimento, a nossa força vital entra em colapso. Se isso acontece, nosso corpo também se ressente. O sofrimento da alma implica na perda de nosso fôlego e nosso coração dispara sobrecarregado. Não conseguimos respirar direito, não engolimos o alimento adequadamente, não dormimos um sono reparador, acordamos cansados no outro dia e não sabemos por que. Estamos sucumbindo.  
Como exemplo, doenças que estão em crescimento no mundo moderno como a Síndrome do pânico e depressão levam as pessoas a acreditar que vão morrer e assim pensando sentem-se ainda pior. 


O que devemos fazer? Objetivamente: Devemos buscar a Deus incessantemente, incansavelmente, todos os dias em todas as horas que pudermos, em oração. Pois o Senhor pode nos dar alento nessas horas. Devemos clamar a Jesus para que Ele nos ampare, acolha e nos cure.
Hoje temos muitos recursos para enfrentar tais situações: Psicoterapia cristã, antidepressivos, relaxamentos, exercícios respiratórios etc. Tudo isso ajuda e muito, e não devemos dispensar tais recursos, pois foi Deus quem os colocou ao nosso alcance. Porém não devemos nos descuidar de nosso relacionamento com o Criador de todas as coisas, pois só Ele nos conhece a fundo, foi Ele quem nos criou e ninguém melhor do que Ele para nos ajudar em nossa cura completa. Por isso, não se deixe assustar quando o sofrimento bater em sua porta, pois Deus não nos disse que ficaríamos isentos de sofrimento, mas que Ele nos traria ajuda e solução. 

O Senhor Jesus disse: “Estas coisas vos tenho, dito para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.  Jo 16-33.
 Por isso não deixe de utilizar todos os recursos ao seu alcance para melhorar todo o sofrimento da alma, porém não se esqueça do mais importante: clame por Jesus, àquele que morreu por nossos pecados e venceu o mundo.
Ao Senhor que deu a Sua vida por nós, toda honra e toda glória. 
Amém!



Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics