quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Propósito de oração diária: Rejeição, racismo.


 Falaremos nesse post sobre a rejeição e o racismo. Uma está diretamente relacionada com a outra. Quando somos racistas, estamos também rejeitando alguém. Rejeitar é não aceitar, não admitir alguém. Já o racismo é o sistema que afirma a superioridade de um grupo racial sobre os outros, é segregar as pessoas que não estão de acordo. 
A segregação é o tratamento desigual ou injusto dado a uma pessoa ou grupo, com base em preconceitos de alguma ordem, pode ser: sexual, religioso, étnico, é o mesmo que discriminação. Segregar é separar, apartar, desmembrar, lançar para fora, expelir. 
O preconceito é a idéia ou conceito formado antecipadamente e sem qualquer fundamento, opinião, idéia, juízo que se faz de alguém ou de alguma coisa. Quando rejeitamos alguém pela cor, credo ou opção sexual estamos agindo com racismo, pois estamos nos achando superiores à outros.

No livro de Números o Senhor Deus rejeitou o povo de Israel e deles se afastou porque eles não obedeceram. “Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniquidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento.” Nm 14-34. 

Muitas vezes nos afastamos de alguém, não por rejeição ou por racismo, é por necessidade, como aconteceu com Deus em relação ao povo de Israel. Se desejamos ser ao menos um pouco parecidos com o Senhor Jesus, não devemos rejeitar ou discriminar ninguém. Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” Rm 2-11. 
Deus não trata ninguém com favoritismos. Ele é imparcial. É assim que devemos ser com todos os nossos irmãos sem rejeição ou racismos para com eles. Devemos ajudar ao estrangeiro, aos que tem fome e também aqueles que são diferentes de nós. “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;” Mt 25-35. Devemos tratar a todos como gostaríamos que nos tratassem. O Senhor se agrada disso.

A nossa oração de hoje é que devemos tratar a todos os nossos irmãos sem racismos nem rejeições, pois somos todos filhos do mesmo Pai, merecedores de respeito.
Honra e glória somente a ti, Senhor!











Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics