terça-feira, 6 de maio de 2014

A coragem em oposição ao medo. Baseado em Números 27 - A herança das filhas de Zelofeade.

No livro de Números do Antigo testamento, no capítulo 27, vemos a história das cinco filhas de Zelofeade. Elas eram as únicas descendentes da família, com “direito” a receber a herança deixada por seu pai, pois ele não teve filhos do sexo masculino. Resolveram reivindicar os direitos que lhes cabiam, e para isso procuraram por ajuda, chegando até Moisés, o legislador da época. Elas sabiam que seria uma luta difícil, pois é de se supor que elas já tivessem procurado a todas as pessoas que pudessem lhes ajudar.
A Bíblia relata que elas se prostraram diante de Moisés, perante o sacerdote Eleazar e à vista dos príncipes e de toda a comunidade. Não se esconderam. Tiveram a coragem de reclamar a herança que lhes era devida, e que pelas leis da época só eram passadas aos filhos do sexo masculino.

Moisés resolveu consultar a Deus o Senhor para que Ele resolvesse tal questão, uma vez que não existia solução terrena. Deus considerou justa a petição das mulheres e mandou que fosse dada a elas a parte da herança que caberia ao pai.

Elas não tiveram medo, se prostraram diante de todos, justificaram a morte do pai, não desistiram do que era delas por “direito”. Mesmo em meio a tantas dificuldades, continuaram firmes, lutaram até o fim. E, ainda conseguiram que a lei fosse mudada e que outras mulheres também fossem beneficiadas. “Elas se prostraram a entrada da Tenda do Encontro diante de Moisés, do sacerdote Eleazar, dos líderes de toda a comunidade, e disseram: Nosso pai morreu no deserto. Ele não estava entre os seguidores de Corá, que se ajuntaram contra o SENHOR, mas morreu por causa de seu próprio pecado e não deixou filhos. Por que o nome de nosso pai deveria desaparecer de seu clã por não ter tido um filho? Dê-nos propriedade entre os parentes de nosso pai”. Nm 27.2-4. 
O que podemos aprender com essa história? Em primeiro lugar que não devemos ter medo de nada, pois o medo não vem de Deus. É necessário que não permitamos que ele nos paralise. Precisamos nos prostrar com humildade diante de Deus para que as nossas petições sejam atendidas e não devemos desistir nunca daquilo que consideramos ser nosso por direito. 
Acima de tudo, é preciso ter confiança. Que o Senhor nos ajude a prosseguir sem receio de nada, crendo que pela fé em Cristo Jesus, tudo conseguiremos.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!



Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics