quarta-feira, 2 de julho de 2014

Para vencer, olhe sempre à frente.

Experimente dirigir olhando somente pelos retrovisores laterais. Tampe todo o vidro frontal de seu carro, e dirija somente olhando pelos retrovisores.

Não, não experimente. Não tente fazer isso nunca, isso é coisa de televisão e, é apenas uma analogia para aqueles que tentam montar suas vidas baseados naquilo que já passou. Se você dirige a sua vida dessa forma, sempre olhando para trás, nunca poderá aproveitar o que ela lhe reserva de bom. 


Cristo, no Evangelho de Lucas no capítulo 9, recebeu três homens que diziam querer segui-lo.  Porém, nesses exemplos, todos tinham uma razão para adiar ou não aceitar o compromisso de ser seguidor de Jesus Cristo.  Aparentemente tinham boas intenções, mas não se deram conta da responsabilidade e das exigências que tal ato exigiria. 
O primeiro se recusou porque Jesus disse a ele que não tinha nem onde repousar a cabeça, ou seja, esse valorizava mais o conforto e a segurança de um lar. O segundo queria primeiro enterrar seu pai. É provável que o pai desse homem ainda estivesse vivo, pois se estivesse morto, ele não estaria falando com Jesus naquele momento, deveria estar se ocupando dos funerais do pai. O seu desejo era voltar e esperar que ele morresse, para então enterrá-lo, e poder avaliar com calma as vantagens e desvantagens de aceitar o convite de Jesus. Esse era alguém que gostava de adiar as coisas importantes, e o terceiro, desejava antes se despedir de seus familiares.


Nós também não entendemos o que quer dizer seguir Jesus. Quando o aceitamos, não nos doamos integralmente a Ele. Não disponibilizamos um horário para adorá-lo e estar a sós com nosso Mestre. Só nos lembramos de Jesus, quando algo não vai bem em nossas vidas. Como as pessoas dos exemplos citados, temos boas intenções, mas não percebemos a natureza das exigências que a nova vida nos impõe. Se quisermos verdadeiramente seguir o Mestre precisamos nos dispor a tê-lo como nosso alvo e pagar o preço de nossa escolha, ou seja, buscar a santidade. Jesus deixa bem claro que o Reino exige que seus seguidores, quando chamados, caminhem para frente e não olhem para trás, que cada um tome a sua cruz e O siga.


No nosso caso, podemos estar com nossos familiares e amigos e ainda assim ser um seguidor de Jesus. Mas, devemos nos desvencilhar de uma vez por todas dos velhos hábitos e enterrar a velha criatura. Depois de colocada a mão no arado, não devemos olhar para trás.  


Ninguém que coloca a mão no arado, e fica contemplando as coisas que deixou para trás, é apto para o Reino de Deus”. Lc 9-62. Que o Senhor nos ajude a termos aptidão para adentrarmos o Seu Reino.

            Honra e glória somente a ti, Senhor!
Soli Deo Gloria!



Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics