sábado, 18 de outubro de 2014

Cuidado! Depressão à espreita.

Você já se sentiu como se um terreno de areia movediça ou um poço profundo e escuro te puxasse cada vez mais para o fundo? Queira Deus que não. É dessa maneira  que se sentem as pessoas que sofrem de depressão. Uma patologia silenciosa, muitas vezes incompreendida e que pode levar à morte. Morte dos sonhos, dos objetivos e propósitos de vida e finalmente morte física, caso nada seja feito para a reversão desse quadro.

A areia movediça do lago, que no começo não era muito densa, começa a pesar e nos puxar cada vez mais para o fundo. O poço que a princípio não parecia muito fundo já quase consegue nos engolir totalmente, nos colocando no mais escuro abismo que às vezes pensamos não ter volta. A situação nos parece tão difícil que chegamos a pensar que ninguém conseguirá nos puxar pra cima.

Como resultado disso, temos a morte da vida em vida. Sem de imediato baixar à sepultura. Viveremos nesse mundo, porém mortos para ele, e para nós mesmos. A vida perde a cor e a graça. Perde a graça que alegra como também a Graça, que é o dom sobrenatural, o favor que recebemos de Deus por sermos feitos seus filhos.
A depressão é insidiosa, traiçoeira, está sempre à espreita para nos derrubar. E, todos nós estamos sujeitos a ela. Grandes personagens da Bíblia sofreram de depressão. Davi, Elias, Jó, e até Jesus em algum momento de sua vida esteve deprimido. A depressão age de má fé, é desleal e quando você menos espera, ela “dá o bote”, tomando conta de nossa vida, quase como se fosse um ser fora de nós.
Muitas vezes ouvimos quem cuida de pessoas deprimidas dizer que seus familiares estão agindo com negatividade. Os depressivos não são negativos, a depressão é. A depressão requer cuidado, solicita que estejamos atentos, não só quando é conosco, como também com os nossos familiares.

A depressão nos deixa num completo abatimento e enfraquecimento psíquico, numa falta total de apetite pela vida e com queda da auto-estima.  Sentimo-nos cansados e desanimados. O que fazer quando percebermos que estamos deprimidos ou alguém da família? Em primeiro lugar, orar ao Espírito Santo de Deus buscando ajuda para que a depressão “bata em retirada”. Para receber alívio, é necessário se colocar aos pés de Jesus e buscar também do Espírito Santo, aquele que nos consola. 
Depois se necessário, quase sempre é, devemos buscar ajuda profissional de um psicólogo, psiquiatra, e conselheiro pastoral. Se puder ser tratado pelos três, será melhor ainda.
E, acima de tudo ter paciência para a obtenção da cura plena. É difícil, mas com a ajuda de Deus e de bons profissionais é totalmente possível. Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Mt 11-28.  Basta apenas crer e buscar.
Honra e glória somente a ti, Senhor!


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics