quarta-feira, 22 de outubro de 2014

De que tamanho é o seu ego?

Você conhece alguém que tem por hábito controlar a tudo e a todos? Eu conheço e posso dizer que estou cansada de pessoas que se utilizam da primeira pessoa para agredir e menosprezar pessoas. Repetitivo, mas verdadeiro.

            Tudo delas é melhor do que as coisas de todas as pessoas do mundo. “Eu Eu tenho a casa melhor, meu carro é o melhor, meu sofá foi comprado na melhor loja, e por isso é o melhor do que o seu, meus filhos são melhores do que os dos outros”. Enfim, cansativo e desnecessário. Pessoas assim são desinformadas, infelizes, não gostam de si mesmas, e por isso precisam se sentir melhor, menosprezando tudo e todos à sua volta.

Não existe ninguém melhor, o que existe são pessoas mais generosas, com caráter e personalidades equilibrados e que não precisam maltratar ninguém pra se sentirem valorizadas. Perante Deus somos todos iguais. Porém, Deus prefere as que possuem bom coração, ajudam ao próximo, alimentam quem tem fome, vestem quem está com frio, alcançam um copo com água a quem tem sede, e acima de tudo não humilham e nem menosprezam os outros. 

Muitas vezes até, elas até gostam de ajudar financeiramente os outros, mas não perdem uma oportunidade de humilhar quem está próximo, sempre afirmando que tudo o que é dela é melhor. Isso se chama insegurança. No fundo, se acham tão inferiores, que precisam se auto-afirmar através disso. Deus o Pai, nos exorta a que não falemos orgulhosamente e que não saia de nossas bocas palavras arrogantes, porque Ele é sábio, e é Ele quem julga os nossos atos. I Sm 2-3.


Jesus foi humilhado desde a sua vinda, e na sua morte muito mais, e em nenhum momento se sentiu inferior ou menosprezou alguém por isso. Ele não dá nenhuma importância à auto-exaltação e sim a que não nos preocupemos se formos humilhados, e nos prometeu: “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado”. Mt 23-12. 

Jesus deixou dito que o Reino de Deus pertence aos que se assemelham às crianças, e Ele estava certíssimo. As crianças são leves, inocentes, não são controladoras, nem arrogantes, se contentam com muito pouco, elas são felizes. “Mas Jesus, chamou a si as crianças e disse: Deixai vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas”. Lc 18-16.

Que o Senhor nos ajude a que sejamos exaltados por Deus e não pelos homens., e que possamos cada vez mais nos assemelharmos as crianças.
Honra e glória somente a ti, Senhor!









Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics