quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A imagem e semelhança de Deus.

Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, mas por que nos parecemos mais ao inimigo de nossas almas? A Palavra de Deus nos diz que ele veio para roubar, matar e destruir e nós muitas vezes agimos dessa forma com relação aos nossos irmãos, sejam eles sanguíneos ou não. Agimos assim com os amigos, vizinhos, colegas de trabalho e outros.

A Palavra de Deus diz: “Deus, portanto, criou os seres humanos à sua imagem, à imagem de Deus os criou: macho e fêmea os criou”. Gn 1-27. Após isso Deus nos abençoou e nos ordenou sermos férteis e que nos multiplicássemos. Essa multiplicação seria a partir da “Imago Dei”, criados a imagem e semelhança do Criador. Mas que semelhança? O que será que Deus, O Senhor, estava querendo dizer com isso? Que seríamos iguais a Ele em semelhança física? É provável que não. Não existe ninguém nesse mundo, nem nos tempos bíblicos que visualizaram Deus em sua imagem física. Nem Moisés, que esteve muito perto d’Ele no monte Sinai.

O Eterno Deus estava se referindo aos seus atributos. Alguns somente d’Ele e outros que Ele divide e comunica conosco. Os atributos que são somente d’Ele são a independência, onipresença, a onisciência, a onipotência, imutabilidade, eternidade, e a imensidade. 
1 – Onipresença – Jamais seremos onipresentes, pois não podemos como Deus, penetrar e ocupar o universo em todas as suas partes. O Senhor enche os céus e a terra e não está distante de cada um de nós, pois n’Ele nos movemos e existimos. At. 17-27.
2 – Onisciência – Nunca seremos oniscientes, pois somente Deus conhece todas as coisas com perfeição tanto as presentes quanto as futuras. E isso definitivamente não cabe a nós, seres limitados. Deus conhece toda a sua criação, pois Ele sabe o número das estrelas e seus respectivos nomes: “Ele fixa o número das estrelas, a cada uma dá um nome”.  Sl 147-4. Só alguém com poder e inteligência tão grandiosos pode realizar tal proeza.
3 – Onipotência – E, também não somos, nem seremos onipotentes, pois só Deus pode fazer todas as coisas, que são objeto de seu poder. Foi Ele quem deu forma ao mundo quando disse: “Haja luz e houve luz”. Gn 1-3.
Esses são alguns dos atributos que o Senhor Deus não compartilha com ninguém. São incomunicáveis. Porém, existem outros atributos que O Senhor Eterno e imutável, em sua infinita bondade nos comunica. São os da veracidade e fidelidade. O Senhor deseja que falemos a verdade, porque Ele é verdadeiro conosco, é fiel, e também exige que sejamos fiéis a Ele. Divide também conosco a misericórdia e a bondade, a justiça e a retidão. O Senhor é misericordioso para conosco, mesmo que nós O tenhamos desobedecido e que tenhamos nos oposto a vontade Dele. É bondoso em todo o tempo e nos transmite esse atributo, que na verdade é o princípio eterno de Sua própria natureza.
O Senhor é justiça e deseja que também sejamos justos e que andemos em retidão. A justiça de Deus O leva a punir quem O desobedece. Ele também nos comunica os atributos do amor, do conhecimento, da veracidade, fidelidade, graça, paciência, paz, zelo, bondade, justiça, sabedoria, retidão ou santidade.
A Santidade é onde se alicerça os atributos de Deus. E Ele também nos pede para sermos santos. “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. I Pe 1-16.
É através desses atributos que nos tornamos imagem e semelhança de Deus, não através da imagem física.
Que possamos demonstrar a todos, os atributos que o Senhor Deus bondosamente divide conosco. Que possamos ser bondosos, misericordiosos, fiéis, justos e acima de tudo, que possamos buscar cada vez mais santidade.
Honra e glória somente a ti, Senhor!


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics