quinta-feira, 10 de março de 2011

A semelhança do homem com o girassol

            
           Existe semelhança entre o homem e o girassol?  
Vejamos isso: os girassóis precisam se voltar para a luz do sol para sobreviverem. Eles não podem ficar longe da luz solar, pois precisam dela por no mínimo quatro horas por dia. Ela tem que estar diretamente sobre eles. Eles acompanham o sol, pelo movimento de heliotropismo, que são os movimentos executados por plantas e alguns animais em direção ao sol. Os girassóis procuram a luz do sol para sobreviverem, para estarem bonitos, para crescerem e serem úteis a humanidade porque quase tudo deles é aproveitado.
Às vezes, os girassóis parecem ser mais inteligentes do que alguns seres humanos, pois “sabem” que se não receberem a luz do sol, morrem. Mas girassóis não têm escolha, eles são levados a fazer isso sempre. Já o homem, criado a imagem e semelhança de Deus e que foi escolhido para dominar todo o resto da criação, tem a escolha, ao contrário dos girassóis, de voltar-se para a luz ou não.
O sol é o regente que rege o girassol. Qual uma orquestra, todos os girassóis de uma plantação se voltam em direção ao seu maestro. Nós também devemos nos voltar para o nosso regente, àquele que determina tudo em nossa vida e também no mundo: Deus, o Criador de todas as coisas, a fonte criadora de toda luz.  Precisamos nos voltar para uma luz maior que nos ilumine e nos guie em nossa caminhada terrena.
Sem a regência de Deus, ficaremos apagados e vazios.  Só o Senhor pode nos manter vivos e nos preencher totalmente. Para alcançar o verdadeiro lugar a que precisamos chegar, precisamos realizar o movimento de busca pela luz.
       Os girassóis não gostam de sombras. E nós, o que buscamos? A luz artificial da idolatria, das coisas profanas e mundanas ou a verdadeira luz? Deus é o nosso sol e é para Ele que devemos nos voltar sempre em busca de luz. Se para Deus não nos voltarmos, perdemos a possibilidade de sermos felizes. Assim como o girassol precisa do sol para viver, nós também precisamos da luz divina do Senhor Jesus em nossas vidas. E que Ele nos abençoe sempre.
Honra e glória somente a ti Senhor!

Um comentário:

Stylosophy | Lisi disse...

Quando eu estava no colégio me disseram que se eu fosse uma flor seria um girassol, eu nunca me esqueci disso e é uma das minhas flores preferidas.
A comparação é muito linda, o texto ficou poético e relaxante. Me senti muito bem ao ler. Espero andar na luz de Deus sempre.

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics