sábado, 23 de julho de 2011

A importância do diálogo no casamento.

Ed Wheat, autor do livro “O amor que não se apaga”, diz que como conselheiro cristão descobriu que o silêncio do marido – a aparente indiferença aos sentimentos da esposa e sua recusa em discutir coisas com ela – pode destruir um casamento.
A frase, “A infidelidade mata milhares e o silêncio dezenas de milhares!”, pode ser comparada com a passagem de 1 Sm 18:7, que diz que “Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares”. Sabemos que essa comparação criou uma inimizade mortal entre os dois. Daí a idéia de que o silêncio, em certos casos pode produzir até a morte, (Wheat, p.95).
A falta de diálogo no casamento pode provocar a falência múltipla de tudo o que foi construído ao longo da união.
Pessoalmente, concordo com o autor, e tenho certeza de que o inverso também é verdade. Existem mulheres que não gostam de discutir nada com os maridos. Muitas vezes eles as procuram para conversar sobre assuntos inerentes ao casamento, problemas de trabalho, possíveis problemas de saúde, desejam trocar idéias sobre esses assuntos, e suas mulheres preferem a televisão, as amigas, ou qualquer outra coisa para evitar conversar com seus maridos. Isso é um péssimo sinal. 
Na verdade quando evitamos nossos maridos ou nossas esposas, algo muito sério está acontecendo nessa relação.
É preciso que haja amizade entre marido e mulher. O amor tem que ser natural entre eles. Ambos devem gostar de estarem próximos um do outro. 
Quase todo o tempo, em uma relação a dois, vivenciamos o “amor amizade”, o “amor natural”, e também o amor fraterno e afetivo. Esse é o contexto de um casamento.
O amor Eros é muito importante, porém não ficamos em estado de relacionamento sexual às vinte e quatro horas do dia.
Já o diálogo deve estar presente o tempo todo, pois ambos precisam desabafar os acontecimentos do dia, seja no trabalho ou mesmo no lar, onde muitas coisas acontecem. Se, marido e mulher não puderem contar com eles mesmos como confidentes um do outro, como funcionará esse relacionamento onde ninguém sabe o que se passa no coração do outro? 
A infidelidade destrói o casamento, mas a falta de diálogo também pode levá-lo ao término. Maridos e esposas conversem com seus parceiros de jornada, e não permita que outras pessoas interfiram em suas vidas, só Jesus.
            “O meu amado é como uma macieira; comparado com outros jovens, ele é a árvore mais bonita do pomar. Tenho prazer de me sentar à sombra dele; como é gostoso o seu fruto.” “Sim, você é um lírio entre os espinhos; assim é minha amada entre as outras moças.” Ct 2.2-3.
Ao Senhor honra e glória!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics