O que vem a ser essa tal de defesa imunológica? É a capacidade que o nosso organismo tem de identificar substâncias estranhas que podem nos causar doenças. Dependendo do estado em que se encontra, ele consegue expelir ou não, essas substâncias nocivas.
Ela é mantida em alta, quando nos alimentamos bem, quando dormimos a quantidade de horas que necessitamos, quando praticamos alguma atividade física, porém, sem exageros, e fazemos uso de algumas vitaminas que complementem nossa alimentação, que muitas vezes não é completa, o lazer, o amor, enfim são muitos os fatores que nos ajudam a manter nossa imunidade funcionando bem, nos livrando das infecções e bactérias que circulam no ambiente. Essa é a imunidade física. E demos algumas dicas sobre como mantê-la em alta.
E a espiritual? Como será que ativamos e a mantemos? E o que será que acontece se nós estivermos com ela em baixa?
A imunidade espiritual é a capacidade que temos de nos mantermos saudáveis espiritualmente, ou seja, se não mantivermos nosso lado espiritual bem, nosso corpo também não ficará, e se o corpo estiver mal à parte espiritual também estará em baixa.
Nossa imunidade espiritual entra em falência, quando vivemos situações mal resolvidas, pensamentos de inveja, quando nos intrometemos na vida de outras pessoas da maneira errada, quando nos deixamos levar por influências de “amizades”, quando nossos pensamentos são negativos em relação a tudo, a falta de perdão, quando damos ouvidos a opiniões negativas, e principalmente quando não oramos, também são muitos os fatores que podem ocasionar essa baixa em nossa imunidade espiritual. Assim como o nosso corpo, nosso espírito necessita de “anticorpos” para protegê-lo.
Como podemos adquirir esses anticorpos que nos darão imunidade ao espírito? Primeiro, é necessário que cultivemos somente bons pensamentos. Não devemos nos deixar influenciar por pessoas invejosas, maledicentes, devemos resolver todas as situações em nossa vida, as amizades devem ter altíssimo quilate.Não devemos sentir inveja de ninguém, ter pensamentos claros e os objetivos com relação às coisas da vida e baseá-la sempre em Deus, jejuar se possível, usar o nosso livre-arbítrio de maneira adequada, e acima de tudo orar muito. Posso afirmar que a oração exerce a função de um poderoso anticorpo para que nosso espírito e nossa alma não adoeçam.
Procurem lugares tranquilos onde possam meditar na Palavra de Deus para a sua vida e o momento que você está vivendo. Para meditar não é necessário ir a um templo budista. Basta que você se encontre em um lugar de paz, e o melhor templo para isso é a natureza que Deus nos deu, que está bem perto de nós e, não nos custa nada.
Jesus recarregava suas baterias enquanto ser humano, e reativava seu lado espiritual, se retirando para lugares onde pudesse ficar a sós com seu Pai. Conosco não é nada diferente.
Precisamos nos revestir da armadura de Deus e todos os dias dobrarmos nossos joelhos para pedir a misericórdia do SENHOR para nossa vida, que muitas vezes fica tão atribulada que culmina com a diminuição de nossa capacidade de não contrair doenças. O corpo está ligado ao espírito inexoravelmente, não podemos escapar disso. Daí a importância de nutrirmos corretamente os dois, pois quando um adoece o outro também adoecerá.
Paulo em sua carta ao povo de Éfeso, diz que devemos estar revestidos da armadura de Deus, para que possamos estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Esse revestimento é o antídoto para que nossa imunidade espiritual esteja sempre funcionando, porque a nossa luta não é contra a carne e sangue, mas, sim, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Ef. 6-12.
Se nos esquecermos disso, nossa vida fica tão atribulada, as coisas se tornam tão difíceis que nossa imunidade espiritual cai, prejudicando a imunidade corporal e, aí adoecemos.
Portanto, caríssimos, devemos reforçar a nossa imunidade espiritual através da oração, do jejum, do cultivo de bons pensamentos, da leitura da Palavra, da fé, e do não envolvimento nas coisas carnais, assim, teremos enormes chances de nunca adoecermos, nem corporalmente, nem espiritualmente. “Tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficai firmes. Tomai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos.” Ef. 6.13,16,18.
Vamos tentar dar um reforço em nossas imunidades? Então mãos à obra.
Honra e glória somente a ti Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário