quinta-feira, 29 de março de 2012

O preconceito velado de muitos.

No livro do profeta Zacarias, o SENHOR deixa bem claro que: “E não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu irmão.” Zc 7-10.
         O que chamou a atenção foi a frase “não oprimais o estrangeiro”. Mas o que vem a ser o estrangeiro? O dicionário diz que: é alguém que é de outra nação. 
Algumas pessoas acham por puro preconceito, que pessoas de outros estados, em se falando de Brasil, um país super grande, onde alguns estados são maiores do que certos países da Europa, que essas pessoas não deveriam vir para suas capitais. Por exemplo, o nordestino deve ficar no nordeste, o carioca deve ficar no Rio de Janeiro, o belenense deve ficar em sua região, e assim por diante.
         O Senhor Deus, em sua Palavra a Zacarias, deixa bem claro que devemos tratar bem os estrangeiros, porém, quem nasce em outras regiões, em seu próprio país, não é estrangeiro. Ele tem todo o direito de viver onde bem queira. Muitas vezes o verdadeiro estrangeiro é mais bem-vindo do que as pessoas de seu país. Basta que eles tragam bastante dinheiro para a região que será bem recebido. Se não devemos tratar mal o estrangeiro, muito menos os nossos irmãos. Já ouvi pérolas como: “porque será que você não ficou em sua região, por que você caiu de “paraquedas” em nossa cidade?” Ou seja, você não é bem-vindo. Não se fala abertamente sobre o assunto, mas fica o incômodo. Como será que essas pessoas se sentem quando vão para outras regiões? Como será que são acolhidas? O povo brasileiro na maioria dos estados é hospitaleiro, porém existem algumas regiões que tratam os “forasteiros” dessa forma, como se tivessem caído de paraquedas e ainda por cima no alvo errado. 
A questão é: Somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai, criados a Sua imagem e semelhança. Não importa a região, o lugar, a nacionalidade, muito menos a naturalidade. Jesus em seus Evangelhos deixa bem claro:O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Jo 15-12.
         Se não mudarmos o nosso modo de pensar, e não reconhecermos que todos nós somos irmãos, amados em igualdade, possuindo a mesma filiação, não poderemos ser chamados filhos de Deus. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.I Jo 4-12.
         O que tenho a dizer sobre isso? Ser preconceituoso é o mesmo que ser intolerante e supersticioso, e isso nos dias de hoje é lamentável, principalmente para os cristãos. “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” Mt 5-9.
         Que possamos ser serenos, apaziguadores, tranquilos, e que restituamos a paz a quem precisa e não intolerantes com o próximo. O Senhor disso se agrada.
         Honra e glória somente a ti, Senhor!
Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics