sábado, 15 de dezembro de 2012

Propósito de oração diária: Glutonaria.


A glutonaria é a “qualidade” de quem come em excesso, ou de quem é um viciado em comida. Se somos comilões, somos glutões. O que come em excesso é um praticante da glutonaria. 

Paulo em sua carta ao povo da Galácia classifica a glutonaria como um fruto da carne: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impurezas, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gl 5.19-21.  Algumas versões bíblicas comparam à glutonaria as orgias das festas extravagantes, onde o excesso de bebida e comida impera. 

Quando nos alimentamos de forma desordenada podemos adoecer e até morrer por complicações da obesidade. Deus não nos criou para isso. O Senhor nos criou para Sua Glória e tendo nos dado um corpo saudável, temos a obrigação de mantê-lo dessa forma.
Por isso a necessidade da moderação, fruto que nos é dado pelo Santo Espírito de Deus, para que tenhamos certos traços que só são encontrados na natureza de Jesus Cristo. Moderação quer dizer: autocontrole é agir com domínio próprio, comedimento e prudência. Significa também diminuição, agir sem excessos. Assim quando agimos com moderação em termos de comida, comemos menos, mantemos o peso dentro dos limites normais, a saúde e não nos deixamos levar por nossas próprias paixões e apetites. “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, moderação e domínio próprio.” Gl 5-22.
Com quem você está andando e vivendo? “Se vivemos no Espírito, andamos também no Espírito, pois os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e apetites que não consegue controlar.” Gl 5.24-25.
A nossa oração de hoje é que possamos controlar o nosso apetite por comida, principalmente agora que as festas de fim de ano estão próximas. Que possamos tratar com carinho o nosso corpo e a nossa saúde. Para isso precisamos buscar do Espírito Santo de Deus o domínio próprio e a moderação que Ele nos concede de forma gratuita. É só pedir, receber e colocar em prática.
Honra e glória somente a ti, Senhor!






Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics