quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Propósito de oração diária: Inveja.


A inveja é o desejo de possuir o que o outro tem e na maioria das vezes vem acompanhada de ódio por quem os possui. Geralmente o que o outro tem é melhor do que o que temos. Quando se sente inveja desejamos ter exatamente o que o outro tem. Podem ser coisas materiais ou qualidades que o outro possui e que nós não possuímos. 
O desejo do invejoso é pegar para si o que é do outro. Normalmente os invejosos são egocêntricos, soberbos e não suportam que os outros tenham mais coisas do que ela, ou que a pessoa invejada seja melhor.
A inveja é prima irmã da cobiça, pois a cobiça é o desejo incontrolável e inconfessável de possuir aquilo que geralmente não se merece. Portanto, a inveja quer dizer: ambicionar avidamente o que os outros tem e nós não temos.
A Palavra de Deus diz que: “O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos”. Pv 14-30. Ainda no Evangelho de Marcos: “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, soberba, a loucura. Todos esses males procedem de dentro e contaminam o homem”. Mc 7.21-23. 

O sol nasceu pra todos e não devíamos nos deixar levar por um sentimento tão nocivo para a saúde de nosso espírito. A Bíblia desde o Antigo Testamento nos alerta para que não sejamos invejosos. “Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”. Ex 20-17. Ela condena totalmente esse sentimento. Não devemos invejar coisa alguma do outro. Devemos sim, estudar, trabalhar, dar o que temos de melhor para que possamos conseguir tudo com nosso próprio esforço, para que não haja nenhuma perturbação em nossa vida, "Porque, onde há inveja e espírito faccioso (revoltoso), aí há perturbação e toda obra perversa". Tg 3-16.
O rei Ezequias disse a seu povo: “Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais e nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque há um maior conosco do que com ele.” II Cr 32-7.
O segredo é esse. Esforço, bom ânimo e sem temor e espanto, prosseguir para o alvo daquilo que desejamos para nossa vida, pois dessa forma o Senhor estará conosco.
Honra e glória somente a ti, Senhor!












Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics