quarta-feira, 13 de março de 2013

Atitudes abominadas por Deus.


A Bíblia está repleta de coisas que o SENHOR abomina. Só no livro de Provérbios, existe uma lista delas, incluindo coisas e pessoas. Abominar nada mais é do que detestar, odiar. Dessa maneira o SENHOR detesta, odeia, despreza todas essas práticas.
A lista é encabeçada por pessoas violentas: “Não tenhas inveja do homem violento, não escolhas e nem siga nenhum de seus caminhos”. Pv 3-31. Pessoas violentas são intensas, brutais, impetuosas, irascíveis, ou seja, não conseguem dominar sua própria ira, forçam, obrigam e constrangem as pessoas para obter algo em seu próprio benefício. Vemos muito tais atitudes no trânsito diariamente. Essas são as pessoas que muitas vezes agridem não só fisicamente como também com palavras, e se a agressão física for um pouco mais séria podem chegar a matar, por puro “gênio violento”. Quando vão aos tribunais para serem julgadas, alegam: “matou movido por intensa emoção”. Como se isso o eximisse da culpa por ter tirado a vida de alguém.
Deus abomina também as pessoas altivas, mentirosas e que cometem assassinato, que gostam de conspirações e anseiam por fazer o mal, dão falso testemunho e incitam a discórdia: “olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente”: “e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre os irmãos”. Pv 6.17-19. 
Por mentirosos entendemos que é aquele que mente e engana, é falso. Por altivo, o que é arrogante e orgulhoso. O que semeia contendas é o que compete, disputa, ataca e dirige provocações causando brigas e discórdias, dão falso testemunho e gostam de conspirar contra as pessoas inocentes. E, nem falaremos sobre aquele que assassina, pois esse se encontra totalmente afastado de Deus.
            Mais um item, os que são falsos e mentirosos: “Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite”. Pv 12-22. O Senhor se agrada dos que são fiéis, e que não alteram de propósito a verdade, não caluniam, não cometem fraudes, não falsificam, não são desleais, não agem de má fé, e não colocam os outros em armadilhas e ciladas.
            O Senhor abomina também os que são orgulhosos e os que julgam injustamente: “Abominação é para o SENHOR todo altivo de coração; ainda que ele junte à mão, não ficará impune”. “O que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o SENHOR”. Pv 16-5 e Pv 17-15.

            O orgulhoso sempre acha que tudo o que faz é sempre mais correto e melhor, geralmente resiste à liderança de Deus e acredita que é capaz de viver sem a Sua ajuda. Sempre que agimos desse modo ou tratamos os outros com desprezo  estamos sendo controlados pelo orgulho. Somente quando eliminarmos o orgulho poderemos receber a ajuda de Deus. Essas são apenas algumas coisas que o Senhor despreza em seus filhos. Se agirmos com correção, realizando tudo da maneira que O agrade, com certeza quando precisarmos, Ele se apressará em nos ajudar.
Nunca nos esqueçamos de que: Pessoas violentas, altivas, orgulhosas, soberbas, as que gostam de julgar, as mentirosas e falsas, as que incitam contendas e discórdias, as que vivem conspirando contra os outros, as que cometem assassinatos, as que dão falso testemunho, tudo isso o SENHOR odeia. Essas são apenas algumas coisas abominadas por Deus.
Que possamos também desprezar tudo isso. O Senhor verdadeiramente não se agrada delas. Se quisermos que Ele se aproxime de nós devemos nos manter afastados de tudo aquilo que Ele despreza.
Honra e glória somente a ti, Senhor!






Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics