sexta-feira, 15 de maio de 2015

Você é responsável pela educação de seus filhos?

O Senhor Deus escreveu as Leis que os homens deveriam obedecer para que pudessem viver felizes e tivessem vida longa na terra que haveriam de tomar posse. Essa terra seria a Canaã, a terra prometida por Deus ao povo hebreu. E, foi Moisés quem as recebeu no Monte Sinai. O Senhor ordenou que esses mandamentos fossem seguidos e que também deveriam ser ensinados aos nossos filhos. Diz Yahweh, o Senhor: “Tu as ensinarás com todo o zelo e perseverança a teus filhos. Conversarás sobre as Escrituras quando estiveres sentado em tua casa, quando estiveres andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares”. Dt 6-7.
Já desde sempre, Deus orientou a todos nós que não deveríamos delegar a ninguém a educação e os ensinamentos que deveriam ser transmitidos a nossos filhos. Não são os professores, vizinhos, parentes, amigos, pastores ou quem quer que seja. A educação dos filhos, desde a que inclui a palavra de Deus, como também o manual da boa educação, devem ser ensinadas pelos pais.
O problema é que hoje em dia, os pais estão tão ocupados em ganhar dinheiro, e em viverem a própria vida, que se esquecem de educar seus filhos nos caminhos do Senhor, como também no dia a dia, onde eles precisam interagir com as outras pessoas que fazem parte de seu mundo. “Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!” Pv 22-6.
E, ainda existe outro detalhe importante, para que ensinemos nossos filhos a trilharem os caminhos do Senhor precisamos dar testemunho de vida regenerada a eles. Como obedecerão e seguirão os caminhos retos se os pais não são exemplos de retidão? Deve começar desde a mais tenra idade. Devem aprender a amar e a obedecer à Palavra de Deus, pois sendo instruídos desde pequenos, crescerão em sabedoria testemunhando a outros. Eles também precisam ser disciplinados quando não obedecem, pois a correção e a instrução não andam separadas.
Muitos pais falham em educar os filhos, alegando falta de tempo, e até mesmo achando que por estarem frequentando uma igreja, estarão recebendo a educação correta. A Bíblia deixa bem claro que os filhos precisam ser ensinados pelos pais, através da conversa sobre as Escrituras, quando estiverem sentados em casa após a lida diária e até mesmo quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitam para dormir e ao se levantarem no outro dia. Deve ser um ensinamento ininterrupto. Não é necessária clareza maior. E, nos promete que quem obedece será feliz, tendo a vida prolongada.

Coloquemos mãos à obra ainda dá tempo. Não devemos delegar a nossa função de educadores de nossos filhos a ninguém.
Honra e glória somente a ti, Senhor!





Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics