sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O Credo apostólico: reza ou declaração de fé?

A palavra “credo” tem sua origem no latim, e significa “eu creio”, e é com essa palavra que o Credo Apostólico tem início. Mas, o que vem a ser o Credo Apostólico ou Credo dos Apóstolos, ou Símbolo dos Apóstolos? O credo apostólico é o resumo dos principais pontos da fé cristã e isso deveria ser compartilhado por todos os cristãos. Alguns evangélicos (cristãos que não são católicos) pensam ou acham que o credo apostólico é de propriedade da Igreja Católica, que é assunto dos católicos romanos e que, portanto é uma reza, assim como as outras orações dessa mesma igreja. Que é algo repetitivo e que, em vista disso, não deve ser usado por eles. Isso é um engano, pois essa declaração de fé foi escrita mais ou menos no final do século VIII e é tradicionalmente atribuída a alguns apóstolos.

A palavra credo, normalmente não é empregada para designar declarações de fé de denominações específicas. O nome que se dá a isso é “confissão”. O credo apostólico é uma declaração da fé cristã e como já disse anteriormente deveria ser compartilhado por todos os cristãos sem exceção.
O Credo Apostólico declara:
Creio em Deus Pai Todo poderoso, criador dos céus e da terra; e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus e está assentado à direita de Deus Pai todo poderoso; de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos; Creio no Espírito Santo; na santa igreja católica; na comunhão dos santos, na remissão dos pecados; na ressurreição da carne e na vida eterna.
Na verdade são doze declarações que formam o credo apostólico. E, o que será que há de errado nelas? Nada. Alguns cristãos das igrejas evangélicas, não aceitam: “creio na comunhão dos santos e na santa igreja católica” alegando que eles não veneram os santos e nem são da igreja católica. Pois bem, podemos continuar do mesmo jeito, pois quando se fala na “comunhão dos santos” não estão se referindo aos santos canonizados pela igreja católica e sim a nós cristãos, os separados do mundo (santos) desde que aceitamos Jesus Cristo como nosso único e suficiente salvador e, “igreja católica” está se referindo a καθολικός que em grego é “catolicós” que significa universal, geral. Ou seja, cremos em nossa comunhão como cristãos e na igreja universal, geral que deveria abrigar a todos os que seguem a Jesus Cristo.
Finalizando, as declarações contidas no credo apostólico deveriam ser recitadas por todo cristão, seja ele católico ou protestante todos os dias, uma vez que elas reforçam a nossa fé em confessar Jesus como nosso Salvador, que Ele se fez homem para nos salvar, que nasceu por obra do Espírito Santo e que temos um Pai para crer e nos ajudar quando necessitamos, e que devemos batalhar todos os dias pela vida eterna. Não é só uma vã repetição, como dizem alguns.
Honra e glória somente a ti, Senhor!


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics