quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Ser como as árvores.

Olhando algumas árvores esses dias, pude observar como elas são úteis em todos os aspectos. Mesmo que não sejam frutíferas, elas ainda conseguem nos dar coisas especiais que nos trazem bem-estar. A começar pela sombra, podemos nos abrigar debaixo de seus galhos para descansar, e recuperamos o fôlego depois de uma caminhada ao sol.

Parar embaixo de uma árvore após uma longa caminhada ao sol é um bálsamo extraordinário para recuperarmos as energias gastas. É divino, inexplicavelmente gostoso e reconfortante. Suas flores colorem e enfeitam a natureza com os mais diversos tons de cores, podemos ver os beija-flores sugando-as em total harmonia com a natureza.


Os pássaros constroem os ninhos em seus galhos para reproduzirem-se. Também pousam para descansar e cantar para que a natureza se torne mais bonita. Borboletas pousam. As abelhas aproveitam para sugar o néctar que vão usar para a confecção do mel, as folhas quando caem servem de adubos para outras plantas crescerem. 


Quando são frutíferas, nos dão também alimento. Podemos saborear as mais diversas frutas, cada uma mais deliciosa do que a outra, o que melhora a nossa saúde.


As árvores também alimentam os animais, que desfrutam dos restos que caem ao solo. Sua madeira pode ser transformada em todo tipo de objeto útil para nós. Algumas fornecem látex que se transforma em borracha. Enfim, poderia ainda citar mais benefícios que uma árvore, mesmo que não dê frutos poderia nos fornecer. Acho que já é suficiente. E nós? Fomos criados a feitura de Deus e muitas vezes não frutificamos. Convertidos ou não, somos filhos de Deus, se seremos salvos ou não, só depende de nós mesmos.

As árvores mesmo que não frutifiquem ainda podem nos dar muito. Frutificam de outra maneira, mas frutificam. Os seres humanos ficam esperando que uma luz desça do céu e os recubra para se sentirem motivadas a ajudarem os outros, nem que seja fornecendo um pedaço de pão a quem tem fome. Podemos ajudar as pessoas visitando um asilo, um orfanato, e não é preciso que levemos um idoso ou uma criança para casa para estarmos dando frutos, basta uma palavra amiga, um toque carinhoso, um ouvido aberto e acolhedor para ouvir as histórias de pessoas tão sofridas e solitárias, um brinquedo de um e noventa e nove, que fará pelo menos uma criança sorrir em meio a tanto sofrimento.

Que possamos meditar sobre o assunto, para que amanhã possamos recobrir algum necessitado com a nossa sombra amiga. Jesus nos estimula a dar frutos, e a Palavra de Deus compara José a um ramo frutífero: “José é uma frondosa árvore frutífera, plantada à beira de uma fonte de águas puras; uma grande árvore que dá muitos frutos. Gn 49-22. E Jesus nos diz que se estivermos n’Ele daremos muitos frutos. Jo 15-5.

Façamos a diferença, o Senhor se agrada disso.
Honra e Glória somente a Ti, Senhor!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics