sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O Senhor desembaraça nossos caminhos.


No livro de segundo Samuel no capítulo 22 a partir dos versos 29, Davi diz que o caminho de Deus é perfeito, que não há alguém como Ele, pois nos dá força e habilidade para ganharmos as batalhas. Davi completa dizendo que havia encontrado luz de candeia para clarear as suas e as nossas trevas, e que Ele é o seu e o nosso escudo se nele confiarmos. Glorifica ao senhor Deus como o nosso rochedo, nossa fortaleza, e a nossa força e que só Ele perfeitamente desembaraça os nossos caminhos.
 O SENHOR nos dá luz, segurança, força proteção e perfeição em nossos caminhos que são desembaraçados por Ele. Quando desembaraça nossos caminhos, nos livra também das contendas que possam nos alcançar e nos estressar.
          O Espírito do Senhor falava por Davi e isso podemos atestar em seus salmos. O Senhor desejava que Davi dominasse sobre os homens com justiça e temor de Deus. E, é isso que o Senhor deseja de nós também, que sejamos justos e que vivamos em temor a Ele. As palavras com temor não quer dizer medo e sim, com sentimento respeitoso, e zelo por tudo o que vem de nosso Pai. Diariamente recebemos muitas bênçãos que vem diretamente do Trono do SENHOR e podemos contar com Ele sempre que precisamos e muitas vezes não agimos com zelo e respeito com quem nos criou e nos protege diariamente.
Os salmos de Davi nos levam a reconhecer e compreender que apesar de todas as falhas que ele cometeu ao longo de sua vida, ele realmente era um homem segundo o coração de Deus. O Senhor o escolheu para reinar sobre Israel e sempre esteve com ele, principalmente em suas dificuldades. É assim também conosco. Apesar de sermos falhos, Deus continua a nos ajudar e nunca nos abandonará. O que precisamos é apenas crer nisso, assim como Davi creu. “Ó SENHOR Deus, não me abandones! Não te afastes de mim, meu Deus! Ajuda-me agora, ó Senhor, meu Salvador!”  Salmo de Davi 38.21-22.  Devemos clamar ao Senhor dessa maneira em nossas angústias e dificuldades, porque assim, como Ele esteve com Davi, também estará conosco e nada poderá atravessar nossos caminhos e nos fazer mal.
“O SENHOR Deus salva do perigo os que são bons e os protege nos tempos de aflição.” Salmo de Davi 37-39.
          Honra e glória somente a ti Senhor!
          Soli Deo Gloria!

sábado, 25 de agosto de 2012

A plenitude dos tempos.


Muitas vezes desejamos ansiosamente por alguma coisa que estamos pedindo a Deus e que ainda não recebemos. Alguns ditados dizem: “Deus não demora, Ele capricha”. Ficamos tristes, e às vezes até nos revoltamos com Deus pela demora em nos conceder o que pedimos. Porém, Deus não realiza todos os nossos desejos, Ele só nos concede o que precisamos, e no tempo certo. A isso damos o nome de plenitude do tempo, que quer dizer: o tempo certo. “Mas, quando chegou o tempo certo, o tempo determinado por Deus [a plenitude dos tempos] ele enviou seu Filho, nascido de mãe humana e viveu debaixo da lei.” Gl 4-4.
É só nesse momento que o Senhor nos concederá o que estamos pedindo. Enquanto isso não acontecer, nada acontecerá. É muito comum as pessoas dizerem que uma bênção só chegou a sua vida quando foi o tempo certo. Que possivelmente se tivesse chegado antes, não teria sido tão bom, e que talvez não tivesse sido tão bem aproveitado. Isso é a plenitude dos tempos. Deus sabe quando devemos receber as bênçãos que estamos lhe pedindo, às vezes, há bastante tempo.

Não devemos exigir de Deus tudo em tempo recorde, pois só Ele sabe quando é o tempo certo. A Bíblia deixa isso bem claro no livro de Eclesiastes: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Ec 3-1.
Portanto: “Não fiquem preocupados com o dia de amanhã. Deus cuidará do dia de amanhã para vocês também.” Mt 6-34. Assim como Jesus o Filho de Deus, só veio a este mundo na plenitude dos tempos, na hora certa, nós também devemos aguardar que esse mesmo tempo determinado por Deus chegue até nós, até as nossas petições. Não devemos desistir da oração, devemos intensificá-la, orando cada vez mais, mas com a certeza de que quando for à hora certa, receberemos. Desse modo, poderemos viver sem angústias, ansiedades e estresse. “Não se aflijam com nada, em vez disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-lhe.” Fl 4-6. E acima de tudo esperem no Senhor o tempo certo para tudo o que estão pedindo. Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” Rm 12-12.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!
Soli Deo Glória!



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O homem pode ser a luz do mundo.


Por que a tecnologia poderia estar contra o homem? Eu diria que, por causa da solidão que ela está causando a ele.  Hoje o que vemos são pessoas preocupadas em controlar celulares e tablets a todo instante. Ao invés de conversar com as pessoas que estão ao seu redor, conversam todo tempo com seus aparelhos eletrônicos. Checam e mails na hora do almoço, atendem ligações bem na hora em que deveriam estar saboreando seu alimento, e quem sabe conversando com alguém que estivesse por ali. A troca de informações, muitas vezes úteis ou divertidas, que deve haver entre duas pessoas que estão próximas, passa para um aparelho que envia fotos, mensagens, e informações muitas vezes desagradáveis. Algo que deveria ser bom, agradável, satisfatório passa a ser estressante.
E o pior de tudo, é o homem que procura e busca se manter em constante estresse por livre e espontânea vontade. Dentro de casa é a mesma coisa, as pessoas passam horas em frente ao computador, interagindo sabe-se lá com quem, esquecendo-se de seus familiares. Além disso, o uso indiscriminado desses aparelhos de alta tecnologia pode causar acidentes, se for usado quando se está guiando um carro, onde a atenção deve estar totalmente voltada para a prevenção de acidentes. Além de fazer mal a ele próprio, pode também prejudicar a terceiros que não tem nada a ver com a ignorância de quem causou.
A tecnologia trouxe também além do afastamento do homem com seus amigos, e familiares, algumas doenças. Tumores cerebrais a quem usa indiscriminadamente o celular, obesidade a quem fica o tempo todo sentado à frente do computador. O controle remoto também contribui e muito para a obesidade, pois nem para mudar o canal de televisão o homem se levanta mais.
            A tecnologia é boa a partir do momento em que é usada para salvar vidas, diminuir o sofrimento dos doentes e tantas outras coisas, e não para adoecer e matar o homem e enriquecer a muitos.
Resumindo isso tudo: é necessário saber usar toda tecnologia que está ao nosso alcance, principalmente depois de tantas descobertas que supostamente veio para facilitar a vida do homem. Tudo pode ser usado, porém, com cuidado e sobriedade. E como já dizia o Apóstolo Paulo ao povo de Corinto: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” I Co 6-12.
 Fica aqui uma sugestão para quem passa o tempo todo em frente ao computador, ou falando sem parar no celular: procure orar mais, ter momentos de intimidade com Deus, deixando de “usar” Deus como empregado, somente nos momentos de dificuldades e angústias. Com certeza absoluta, nossa vida terá muito mais sentido, muito mais sabor e poderemos dessa forma, ser luz para muitos. Deus se agradará se nós assim o fizermos.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!



terça-feira, 7 de agosto de 2012

O poderoso nome de Jesus.


Todo crente em Jesus Cristo sabe que Ele é poderoso e que seu nome tem poder. Em nome de Jesus os demônios são expulsos, as pessoas são batizadas, os aleijados andam e os doentes são curados. Em nome de Cristo, os cegos enxergam, e leprosos são limpos. Em nome de Jesus temos vida com abundância. Em seu nome nossos pecados são perdoados e temos saúde, fé e uma vida plena. Pelo nome de Jesus muitos morreram e em seu nome realizamos todos os dias as orações que nos alimentam, nos proporcionam paz tranquilidade e nos fazem ser um com Ele. 
É no nome de Jesus que ainda hoje podemos expulsar os demônios e curar os doentes. É também em seu nome que recebemos toda espécie de proteção para as nossas necessidades.
Em nome de Jesus até os mortos ressuscitam e tornam a vida, e não existe nenhum outro nome que possa realizar tantos milagres e maravilhas. Jesus é único. Até os demônios estremecem quando ouvem o nome de Jesus.
Esse é o nome que é sobre todo nome e ao nome de Jesus todo joelho se dobrará. Todos sem exceção, diz a Palavra de Deus, os que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor.
Honra e glória somente a ti, Senhor!
          Soli Deo Gloria!
          





sábado, 4 de agosto de 2012

O Senhor nos livra da peste perniciosa.



          O autor anônimo do salmo 91 assevera que aquele que habita no esconderijo do Altíssimo se livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Mas o que vem a ser peste perniciosa? Esse livramento não é um livramento qualquer. Peste perniciosa é uma doença epidêmica infecto contagiosa, provocada por um bacilo em que a pele é atacada por úlceras, que causa mau cheiro e grande mortandade. É extremamente perigosa e contagiosa. Porém, o salmista tem a total certeza que aqueles que confiam no Senhor não devem temer o mal. 
O salmo descreve dois tipos de perigos que podem nos acometer. Uma arapuca de passarinho e a peste perniciosa, mas a fé do salmista é maior do que qualquer peste ou arapuca. Ele demonstra uma fé ímpar e dirige palavras de conforto ao povo. Ele expressa confiança no esconderijo que o Altíssimo pode lhe proporcionar. Para ele, Deus é o seu refúgio e sua fortaleza. Esse esconderijo a que ele se refere é o lugar protegido que é cuidado diretamente por Deus. 

Nessa época uma epidemia assolava o local e o salmista revelava total confiança no livramento de Deus. Ele imaginava que Deus o cuidaria tal qual a águia protege seus filhotes. Como anda sua fé no Altíssimo? O que você diria se pudesse compor um salmo como esse? Deus cuida de nós melhor do que uma mãe cuida de seu filho, pois Ele nunca esquece de nós. “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.” Isaías 49-15.

Esse salmo nos ensina que não devemos nos preocupar e nem temer os perigos que a vida pode nos proporcionar, pois Deus é um abrigo, um refúgio quando sentimos medo. Devemos trocar todos esses temores pela fé, naquele que pode nos proporcionar descanso à Sua sombra.

Honra e glória somente a ti, Senhor!


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ser grato.


Ser grato significa ser agradecido, ser agradável, reconhecer que alguém tentou lhe ajudar e lhe fazer o bem. O presente texto nasceu de minha necessidade imediata de oração. O Senhor desejava falar-me e eu tão ocupada com as coisas do mundo, não parava para ouvir. Tão logo me dei conta de que precisava ouvir a voz de Deus, Ele graciosamente, agradavelmente falou aos meus ouvidos.
O Senhor sussurrou aos meus ouvidos e ao meu coração da necessidade de parar de vez em quando para ouvir o que Ele Tem a me dizer. Quando obedeci, percebi que meu interior estava acelerado e conturbado. Tinha acabado de chegar da rua e todo o meu ser ainda estava ligado aos problemas mundanos. Fui ao médico, cheguei em casa com todos os afazeres por fazer e não conseguia me conectar ao Senhor, que paternalmente esperava para me falar o que desejava que eu fizesse. Quando consegui me acalmar, meus ouvidos que estavam totalmente fechados para as coisas do alto, também sossegou e de repente afinou-se com o que Deus tinha para me falar.
O Senhor disse: SEJA GRATA! Eram somente essas duas palavras que Deus tinha para me falar. Ele desejava que eu expressasse mais gratidão, nesse dia, e em todos os dias que ainda me restam nessa vida. Somos abençoados e não demonstramos nenhuma gratidão por tudo o que Deus faz por nós. E eu não estava sendo diferente. Fiquei agradecida pelo cuidado do Senhor comigo. E o glorifiquei e agradeci por tudo o que Ele tem feito em minha vida. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Pois o SENHOR é bom e o seu amor leal e eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.” Salmo de Davi 100.4-5. Portanto, sejamos sempre gratos ao Senhor por tudo.
          Ao Senhor toda honra, gratidão e glória!




Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics