terça-feira, 23 de julho de 2013

As pessoas não ouvem mais as outras.

A Palavra de Deus diz que o homem não deveria ficar só. Para isso criou a mulher, para que ela fizesse companhia a ele. Ela deveria ser ajudadora, uma pessoa com quem ele pudesse conversar e ajudarem-se mutuamente.  
Hoje, presenciamos a ciência evoluindo cada vez mais. Temos computadores super potentes, celulares sofisticados, todo tipo de aparato que colabora para que o homem fique cada vez mais só. Em reuniões familiares, vemos os mais jovens e até alguns nem tão jovens, interagindo com os outros virtualmente. É só mensagem de lá para cá. E, o contato visual, pessoal, e emocional? Esse fica em segundo plano. 
As pessoas não conversam mais, não tem mais tempo para isso. Parece que saiu de moda, ficar juntos, trocar idéias, ninguém quer mais ouvir os desabafos de ninguém. Muitas vezes até os crentes em Cristo, (aquele que ouvia a todos com muita paciência), não mais ouvem o que os irmãos têm a dizer. Se preocupam  obras e construções de igrejas, ofertas que não entram no gazofilácio (local onde se depositam as ofertas), os dízimos que não estão sendo suficientes para pagar todas as despesas. 
Desabafar deixou de fazer parte da classe gramatical dos verbos intransitivos para se tornar verbo “intransitável”, ninguém que mais ouvir o outro manifestar o que sente ou pensa. Não querem mais transitar no sofrimento alheio.


Cientistas que estudam a alma humana, a “psique”, chegaram a conclusão que o problema fundamental do homem é o vazio. Muita gente está ignorando o que quer como também o que sente. Outra característica do homem moderno é a solidão, apesar de necessitar estar com as outras pessoas ele as está afastando de si, porque só se preocupa com ele mesmo e com seus projetos. Na verdade, quando se encontram com outras, desejam ardentemente falar de si mesmos, não dando oportunidade para que o outro se expresse. A boca apesar de ser uma, funciona muito mais do que os ouvidos. Junte-se a isso, a ansiedade, o medo de tudo.  A ansiedade é a maior destruidora da saúde e do bem-estar humanos. Tudo isso pode levar ao homem a se viciar em drogas e em outras coisas passíveis de vício.
Jesus em Sua Palavra já nos falava sobre a ansiedade: “Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações”. Mt 6-34.
O Senhor nos exorta a nos abandonarmos à sua providência. Devemos amar ao nosso irmão e ouvi-lo sem fazer qualquer julgamento, prestar atenção a seus desabafos. Isso agrada ao Senhor. “De igual modo, não negligencieis a contínua prática do bem e a mútua cooperação(comunicação); pois é desses sacrifícios que Deus muito se alegra”. Hb 13-16. Que possamos mudar essa situação, tentando alcançar cada vez mais os que nos procuram para falar de seus sofrimentos e abatimentos diários.
Soli Deo Gloria!


Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics