sexta-feira, 22 de abril de 2011

Devocional Diário – dia 22 – Honestidade.


“O Senhor repudia as balanças desonestas, mas os pesos justos lhe dão prazer.” Pv. 11-1.

Segundo o dicionário ser honesto significa: honradez, aquele que observa rigorosamente os deveres, da justiça, e da moral. Justo, razoável, virtuoso, que tem caráter, íntegro, honrado, reto. Realmente são muitos os adjetivos para qualificar aquele que prima pela honestidade.

Em se tratando de honestidade não existe meio termo. Sabemos muito bem o que é justo e honesto e o que é injusto e desonesto. Algumas vezes nos sentimos pressionados a ser desonestos, a fim de progredir e aumentar os nossos lucros, mas se quisermos obedecer e agradar a Deus não existe meio termo. O Senhor nos exige honestidade em tudo.

A prática da honestidade e da justiça nem sempre é fácil, mas é exigida por nosso Deus. Nada nem ninguém podem justificar a desonestidade.

Temos que notar também, que os que não são cristãos que convivem conosco, estão sempre nos observando para ver se nos pegam em alguma prática não cristã, ou atos desonestos. “Tomem cuidado com o modo como vocês se comportam entre os seus semelhantes não cristãos; porque assim, mesmo que eles acusem e falem mal de vocês, acabarão louvando a Deus pelas boas obras de vocês no dia de sua vinda”. I Pe. 2-12. Se nossas ações forem irrepreensíveis, até as pessoas hostis, aquelas que nos criticam ao final louvarão a Deus. Devemos ser exemplos, tanto para quem conhece a Jesus como também para os que não o conhecem. É muito importante que elas possam ver Jesus em nós e a honestidade é um dos atributos que chama positivamente a atenção dessas pessoas. Já o contrário, produz o efeito oposto. Sejamos honestos com todos, conosco mesmos e acima de tudo com Deus.  Podemos nos enganar e até as outras pessoas, mas jamais poderemos enganar nosso Pai que está nos céus e que sabe tudo o que estamos fazendo diariamente. É preciso ser honestos em quaisquer circunstâncias, isso agrada a Deus. “Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou o que está oculto que não venha a ser conhecido”. Lc. 12-2.

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics