sábado, 28 de novembro de 2015

Saudades de um passado que passou, e pelo jeito não volta mais.

Lembro-me com saudade dos tempos em que éramos patriotas. Quando era pequena, estudava em escolas do governo, escolas públicas e as mesmas eram limpas, asseadas, as carteiras em que sentávamos eram limpas e não tinham nada escrito nelas, nenhum arranhão. O lixo era jogado no lugar certo e se caísse algo no chão, precisávamos pegar e descartar corretamente. A merenda era deliciosa e todos almoçavam e lanchavam na escola. Os professores eram alegres, solícitos e não apanhavam dos alunos. Os pais ouviam o que eles falavam sobre nosso comportamento e também sobre o nosso aprendizado. Não criticavam os professores por nossas notas baixas e se comprometiam a nos ajudar em casa com os deveres e a estudar para as futuras provas. Pedíamos licença para falar, levantar, levantávamos a mão para solicitar alguma coisa ao professor, não podíamos sair da sala sem um motivo muito justo e sem a permissão do professor, tínhamos que nos levantar e saudar quem visitava a escola e entrava em nossa sala.
Cumprimentávamos os funcionários da limpeza, serventes, auxiliares, como também os diretores e os professores. Ajudávamos os colegas em suas dificuldades diárias com as matérias mais difíceis. Participávamos dos diversos campeonatos e festas que a escola promovia. Tudo com carinho e boa vontade. Desfilávamos nas comemorações do dia da independência do Brasil com patriotismo e apreço. Orgulhávamos-nos de nossas escolas. E, toda segunda feira, formávamos fila para cantar o Hino Nacional Brasileiro, símbolo do nosso Brasil.
            “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas, de um povo heroico o brado retumbante... Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada Brasil!”.

            E o que temos para hoje? O inverso de tudo isso! Escolas depredadas, sujas, pichadas, alunos desobedientes, arrogantes e agressivos com os professores e com os colegas. Andam armados dentro das escolas. Fumam e se drogam nos pátios das mesmas. Pais que não dão razão aos professores e não ajudam os filhos em suas dificuldades. Transferem para a escola e os professores a missão de educar os filhos, quando boas maneiras deveriam ser aprendidas em casa. Os alunos agridem os professores e até tentam feri-los com facas. Hino Nacional Brasileiro? Ele existe? Não se canta mais. Acabou o patriotismo. Pedir licença para falar? Para sair? O que será que significa isso? Lamentável!
            Sinto falta disso. De um país ordeiro e que progride. Onde há ordem há progresso. E, o que está acontecendo com o nosso país é justamente ao contrário do que está escrito em nossa Bandeira Nacional. “Ordem e Progresso”!
            Que o Senhor nos ajude a que possamos novamente voltar a ser um país ordeiro e que progride, para que os filhos desse solo gentil possam novamente dizer orgulhosos: Ó Pátria amada, idolatrada, Salve! Salve! E, que o gigante pela própria natureza, belo, forte, impávido (sem medo), volte a ter um futuro que espelha essa grandeza.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics