quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A excelência na devoção para com Deus.


No capítulo 26 do Evangelho de Mateus, a partir dos versos 6 até o 13, vemos um grande exemplo de alguém que realizou algo para Jesus com excelência. Jesus se encontrava na casa de Simão, o leproso. É provável que esse homem fosse o pai de Lázaro, Marta e Maria e tenha sido curado da lepra por Jesus. Todos estavam à mesa ceando. Marta servia a mesa conforme é relatado no Evangelho de João no capítulo 12 verso 2. Nesse instante Maria, a irmã de Lázaro e Marta aproximou-se de Jesus e derramou sobre a sua cabeça e sobre seus pés, uma grande quantidade de unguento de grande valor. Tratava-se de um perfume extraído do nardo puro, planta cuja flor é muito aromática. Ela não economizou na quantidade do produto, pois queria fazer com toda a excelência possível algo para seu Mestre e Senhor.

Não abriu o frasco, mas o quebrou para que de dentro da embalagem o seu conteúdo pudesse fluir totalmente, não sendo possível tampá-lo novamente. Não houve nenhuma economia, sovinice ou mesquinharia da parte de Maria. Ela queria o melhor para Jesus e por isso não economizou nem um pouco. O valor daquele unguento era enorme, tanto que os discípulos indignaram-se com o que julgavam ser um desperdício.


Maria demonstrou extrema devoção a seu Mestre e realizou o que tinha planejado com excelência. Se dependesse dos discípulos eles não teriam agido daquela forma. Por tratar-se de algo de muito valor, questionaram se não teria sido melhor vender o frasco de ungüento e usar o dinheiro para ajudar os pobres. Jesus, perguntou: “Por que afligis esta mulher? Pois praticou uma boa ação para comigo.” Mt 26-10.
E nós? Como realizamos as coisas de Deus? E em nossa vida material? Realizamos tudo com excelência tal qual Maria, ou fazemos tudo de qualquer jeito? Na verdade, somos econômicos até nas orações, que nada custam. Devemos seguir o exemplo de Maria para que em nossa vida diária, em família e principalmente com a nossa devoção ao Senhor, venhamos a realizar tudo com excelência da mesma forma que a irmã de Lázaro. Ela já estava preparando o corpo de Jesus para sua morte. Mesmo sem ter certeza de nada ela creu e prestou com excelência sua última homenagem a Jesus, seu mestre e Senhor. A resposta de Jesus a seus discípulos foi: “Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado, em todo o mundo, também será referido o que ela fez para memória sua.” Mt 26-13. Jesus em troca de sua boa ação para com Ele, a honrou, e em verdade, todos os que já leram os Evangelhos conhecem Maria, aquela que realizou algo com excelência para seu Senhor. A minha oração é que tudo em nossa vida possa ser realizado com excelência, principalmente quando o fazemos para Jesus.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!
Soli Deo Gloria!



Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics