quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Josué e Calebe e os outros.


No livro de Números, o quarto livro do Pentateuco, no capítulo 13, Moisés envia doze homens, cada um representando as doze tribos de Israel para espiarem a terra de Canaã, e conferir os pontos fortes e os pontos fracos de seus habitantes  para que pudessem prescrever uma ação para a conquista.
Deus havia dito aos israelitas que Canaã era rica e fértil e prometeu esta terra próspera a esse povo.  
Moisés como bom estrategista, traçou o caminho pelo qual os espias deveriam passar para obter as informações necessárias, e retornarem em segurança. Definitivamente, os espias viram que a Terra Prometida manava leite e mel como o SENHOR havia falado. Possuía exuberantes colinas cobertas de figueiras, tamareiras e amendoeiras. 

Cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, tão grande que foi preciso dois homens para carregá-lo. “Depois, vieram até ao vale de Escol e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens sobre uma verga, como também romãs e figos.” Nm 13-23. Porém, nessa terra fértil, haviam gigantes, cidades fortificadas cercadas por muros muito altos com guardas no topo vigiando. 
Quando foram inquiridos sobre a terra, dez dos doze ficaram amedrontados com o tamanho dos habitantes e emitiram opiniões negativas sobre Canaã. Já haviam presenciado grandes milagres da parte de Deus, mas tiveram medo. Essas opiniões provocaram uma rebelião entre o povo, e dessa forma eles rejeitaram o presente de Deus: a terra prometida. 


Eles viajaram em torno de 800 km entre ida e volta, passaram por diversos percalços ao longo de sua viagem, para encontrarem a terra que manava leite e mel. Durante toda a viagem murmuraram por tudo e depois de espiarem a terra ainda desejavam retornar a escravidão do Egito. 
Dentre os doze, somente Josué e Calebe haviam confiado em Deus quanto à vitória e à conquista, e só eles entraram na terra. Todos os outros foram condenados a não tomarem posse da terra que o Senhor Deus os prometera, inclusive Moisés. 
Como nos posicionamos com relação a tomar posse das bênçãos que nos é dada por Deus a todo instante? Murmuramos ou esperamos o tempo certo de Deus? Vamos tomar posse da terra prometida ou vamos morrer no deserto? Somos como os dez espias que não tomaram posse da terra porque viram mais dificuldades do que facilidades ou como Josué e Calebe que entraram e puderam desfrutar de tudo o que a terra tinha? Rejeitamos ou aceitamos as bênçãos que o Senhor reserva para nós? 

Josué e Calebe foram os únicos que acreditaram que Deus realmente daria a terra a eles e por isso, depois de quarenta anos conseguiram entrar e tomar posse da terra. “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela.” Nm 13-30. Eles queriam possuir a terra com coragem porque confiavam na promessa do Senhor. Josué e Calebe ou os dez descrentes? A escolha é nossa.
Honra e glória somente a ti, Senhor!






Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics