quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Autocontrole mental e espiritual.


No capítulo 22 das Boas Novas de Jesus que o apóstolo Mateus nos trouxe, Cristo não revoga a Lei de Moisés, porém, a torna ainda mais difícil de ser seguida por toda a humanidade. A partir do verso 21, Ele nos explica que: “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: Não mate. Quem matar será julgado. Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão? “Você não vale nada” será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno.” Mt 5.21-22. Notemos que Jesus dificultou ainda mais a vida dos fariseus e de todo o povo de Israel, pois a Lei que antes dizia que só seriam julgados caso tirassem a vida de alguém, agora os condenaria caso “somente” ofendessem a um irmão.
Quantas vezes já chamamos alguém de idiota ou dissemos que ele ou ela não valem nada em nossos momentos de ira? Muitas. Infinitas vezes. Se essa lei estivesse vigorando nos dias atuais em nosso país, estaríamos todos presos e condenados pelos tribunais, e não haveria cadeia para tantas pessoas, incluindo os crentes em Jesus Cristo.
Devemos buscar a ajuda de Deus para que possamos controlar a nossa ira. Temos que declarar ao Senhor que somos impotentes diante de nossas intensas emoções negativas e fraquezas. Não podemos controlá-las sozinhos. Somente o Deus Todo Poderoso pode nos estender a mão e nos ajudar nos curando de dentro para fora.
Jesus não estava anulando a Lei de Moisés quando disse: “Não matarás”, Ele nos ensinou que não devemos nem nos irar a ponto de odiar alguém, pois em nosso coração já teríamos cometido assassinato. A ira nada mais é do que uma fervorosa e remoída amargura contra alguém. É uma emoção perigosa que pode fugir ao nosso controle nos levando a violência, a mágoa, a danos mentais e espirituais. 
Devemos controlar também os nossos pensamentos e atitudes e praticar o autocontrole de nossos atos. Procurar nos reconciliar com aqueles a quem magoamos ou por quem fomos magoados, buscando a paz com nossos semelhantes, antes que sejamos obrigados a apresentar-nos perante Deus. “Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros.” Mt 7-2. Por isso é tão importante acionar o dom do perdão em nossos corações. Ele está lá guardado, precisa só ser acionado.
            Honra e Glória somente a ti, Senhor!








Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics