sábado, 6 de outubro de 2012

Farmácia do espírito e da alma.


O que vem a ser imunidade física? É um estado de um organismo que resiste a infecções ou infestações por possuir anticorpos específicos contra o agente agressor. Fisicamente ativamos a imunidade através de uma boa alimentação, sono regrado, atividade física sem muito esforço, a ingestão de vitaminas extras, lazer, amor, enfim são muitos os fatores que nos ajudam a mantermos nossa imunidade funcionando bem, nos livrando das infecções e doenças que circulam no ambiente.
Mas o que é ter baixa imunidade espiritual? Quando temos uma situação mal resolvida, pensamentos de inveja, quando nos intrometemos na vida de outras pessoas da maneira errada, quando nos deixamos levar por influências de “amizades”, quando nossos pensamentos são negativos em relação a tudo, a falta de perdão, quando damos ouvidos a opiniões negativas, e principalmente quando não temos nenhuma intimidade com Deus porque não oramos, enfim são muitos os fatores que podem ocasionar essa baixa em nossa imunidade espiritual. Assim como o nosso corpo, nosso espírito, necessita de “anticorpos” para protegê-lo. Como podemos adquirir esses anticorpos espirituais que nos dará imunidade ao espírito e a alma?

 É necessário que cultivemos somente bons pensamentos. Não devemos nos deixar influenciar por pessoas invejosas, maledicentes, devemos resolver as situações em nossa vida, as amizades devem ter altíssimo quilate, não devemos sentir inveja de ninguém, devemos ter um pensamento sempre positivo com relação às coisas, jejuar e acima de tudo orar muito. Precisamos nos revestir da armadura de Deus e todos os dias dobrarmos nossos joelhos para pedir a misericórdia do Senhor para nossa vida, que muitas vezes fica tão atribulada que culmina com a diminuição de nossa capacidade de não contrair doenças. O corpo está ligado ao espírito e não podemos escapar disso. Daí a importância de nutrirmos corretamente os dois, pois quando um adoece o outro também adoecerá.
 
 Paulo em sua carta ao povo de Éfeso, diz que devemos estar revestidos da armadura de Deus, para que possamos estar firmes contra as astutas ciladas do diabo, Ef 6-11. Esse revestimento é o antídoto para que nossa imunidade espiritual esteja sempre funcionando, “porque a nossa luta não é contra a carne e sangue, mas, sim, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”, Ef 6.12. Se nos esquecemos disso, nossa vida fica tão atribulada, as coisas se tornam tão difíceis que nossa imunidade espiritual cai, prejudicando a imunidade corporal e aí, adoecemos.
Portanto, caríssimos, devemos reforçar a nossa imunidade espiritual através da oração, do jejum, do cultivo de bons pensamentos, da leitura da Palavra, da fé, do amor ao próximo, esses são os remédios que devemos ter guardados na farmácia do espírito e da alma, e se não nos envolvermos nas coisas carnais, teremos enormes chances de nunca adoecermos, nem corporalmente, nem espiritualmente. “Tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficai firmes. Tomai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos.” Ef. 6.11,16,18.
            Honra e glória somente a ti, Senhor!



Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics