domingo, 21 de outubro de 2012

Jesus, seu amor e respeito pelas mulheres.


O judaísmo dos tempos de Jesus afastava as mulheres da esfera pública para proteger a moralidade. A mulher ficava trancada em casa e quando saia às ruas deveria cobrir o rosto com os cabelos como se este fosse um véu.
Jesus ao longo de seu curto ministério se encontrou diversas vezes com as mulheres, mostrando estar ciente de que veio a este mundo para ajudar a todos.  Não excluiu as mulheres de sua vida. Para Ele a mulher não deveria ser isolada. Jesus falava com naturalidade com elas, a ponto de os discípulos se admirarem. Provavelmente o fato de Jesus se entrosar tão bem com as mulheres, tenha chamado muito a atenção perante os magistrados do Sinédrio, tendo como conseqüência um peso muito grande em seu processo de acusação.  
Jesus estava indo contra a tradição judaica, que isolava e segregava as mulheres a um papel de escrava. Para Jesus a mulher se inseria no Reino e, não estava fora de nada como os judeus queriam.
Nesse tempo, a mulher possuía sob todos os aspectos, menor valor do que o homem, incluindo o status religioso, onde se equiparava aos escravos, porque como os escravos, ela “não era dona de seu tempo”.  O apóstolo Paulo apesar de judeu de nascimento e profundo conhecedor das leis judaicas, escreveu ao povo da Galácia: “Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Gl 3-28. Paulo sabia que a união com Cristo transcende todas as diferenças raciais, culturais, políticas e sociais e disso tudo a mulher também fazia parte.
Jesus não deixou que apedrejassem a mulher adúltera, curou a mulher do fluxo de sangue e ajudou a tantas outras.
Certa vez o Senhor Jesus pediu água a uma samaritana. Os samaritanos  faziam parte de um povo mestiço odiado. Ela era conhecida por estar vivendo em pecado, estava em um lugar público e acima de tudo era mulher. Nenhum judeu respeitável conversaria com uma mulher em tais circunstâncias. Mas, Jesus o fez. “Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?” Jo 4-9.
Jesus realmente transcendia a tudo. Ele veio para tornar pública as Boas Novas do Reino e o fez a todos, independente de leis, etnias, posição social e cultural. Jesus tinha muito apreço, amor e carinho por todas as mulheres, e por isso algumas delas ajudaram a sustentar a Ele e a seus discípulos financeiramente com seus bens e os acompanharam em suas caminhadas pelos povoados. “Joana, esposa de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres cooperavam no sustento deles com seus bens.” Lc 8-3.
As mulheres foram muito importantes no ministério de Jesus e por serem reconhecidas, e valorizadas participaram ativamente ajudando-o e a seus discípulos a que a Palavra do Mestre se multiplicasse e pudesse chegar a todos. E nós o que temos feito para ajudar na divulgação das Boas Novas do Reino? E o que temos feito por nossa família? Jesus tem um carinho especial por nós, mulheres. Ele as tratou com respeito e carinho em todos os momentos em que por aqui esteve. Ele deseja que todas as mulheres sejam sal da terra e luz do mundo. Façamos a diferença!
Honra e glória somente a ti, Senhor!




Um comentário:

Stylosophy | Lisi disse...

Belo texto. Certo dia vi um que se dizia ateu, falando mal de Jesus, dizendo que O Mestre não valorizava as mulheres...eu pensei: Em que fonte esse homem bebeu? O Jesus que creio sempre amou e respeitou as mulheres como criadas por Deus, assim como o homem. Deu muitas provas disso.

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics